sábado, 27 de outubro de 2012

Semana da Normalista: Oficina de Dobraduras e Métodos de Utilização.

Semana da Normalista: Oficina de Dobraduras e Métodos de Utilização.

Grupo: 5 
Nome: Oficina de Dobradura - Como trabalhar ? 
Objetivo: Reconhecer a importância da dobradura como recurso.
Conhecer as várias formas de utilização da dobradura.
Confeccionar dobraduras e apresentar formas de utilizá-la.




Oficina de Dobradura: Como trabalhar ?
Na maioria das aulas, a dobradura é utilizada somente para passa tempo das crianças. Muitos professores não tem consciência da importância de trazer algo concreto para a melhor assimilação do conteúdo.
São muitas as atividades que podemos trabalhar em conjunto com a dobradura, assim trazendo significado para criança do porquê de estar fazendo aquela dobradura. Somente passar a dobradura para a criança não será muito enriquecedor para ela, temos que enriquecer sua imaginação, curiosidade e até mesmo utiliza-se da dobradura como explicação de todo um tema em estudo.
A dobradura pode ser utilizada em diversas áreas do conhecimento, não somente ser restrita a aula de artes e com ela podemos até produzir atividades interdisciplinares, buscando integrar todas e formar uma atividade ainda mais enriquecedora para as crianças. Podemos trabalhar em ciências, português e até mesmo matemática, trabalhando quantidades, formas geométricas, tamanhos, entre outros. Português podemos trabalhar com poesias e customização da personagem principal, teatro onde as dobraduras são os personagem e as crianças criam a história, utilizando elas como fantoches. Matemática, utilizamos o passo a passo da produção para observar as formas geométricas, onde cada criança entraria em contato com o concreto, mas também pode trabalhar tamanho e quantidades ao customizar as dobraduras. Trabalhar meios de locomoção aéreo, terrestre e aquático. Animais que vivem em cada um destes ambientes e como estes se locomovem. Entres outros.
Exemplos
Dobradura do barco: Com a dobradura do barco podemos trabalhar a geografia, trabalhando meios de locomoção aéreo, terrestre e aquático. Pode se fazer uma dobradura de cada meio de locomoção, o aluno quando entra em contato com o concreto, fica muito mais fácil dele assimilar aquilo o que esta sendo ensinado e não esquecer. É de extrema importância nas series iniciais, elaborarmos aulas mais diversificadas, buscando sempre o aproveitamento do aluno e fazer com que este participe mais da aula. Com esta atividade, podemos ir mais a fundo, observar os detalhes de cada meio de locomoção e ver suas diferenças;
Dobradura do gato: Com a dobradura do gato podemos trabalhar com a ciência, podemos trabalhar com os habitat, como este se locomove. Podemos também, fazer dobradura de animais observando suas diferenças e associando as suas classificações, se todos são parecidos ou se tem diferenças e mesmo assim se encontram na mesma classificação.




Um comentário:

Olá!
Agradecemos a sua participação!