terça-feira, 2 de outubro de 2012

PESQUISA E ELABORAÇÃO DE MURAL PARA O FOLCLORE - LENDAS URBANAS/ GRUPO 5 e 6

Mural Interativo: Lendas Urbanas
Grupo 5 e 6

Objetivos: Resgatar as lendas criadas nas cidades; Aumentar o repertorio de lendas conhecidas.

Lendas Urbanas

Loira do BanheiroUma aluna (algumas vezes uma professora) loira e muito bonita que aparece nos banheiros dos colégios assustando os estudantes que matam aula. Uma constate em todas as versões é o algodão, a Loira está sempre envolta nele, ou com ele saindo de suas feridas, olhos e ouvidos. Em outras versões ela é uma aluna que morreu no banheiro da escola enquanto matava aula , após sua morte, seu espirito passou a ficar vagando pelos banheiros assustando os alunos que matam aula como ela fazia.

Menina da Estrada Na maioria das vezes, a lenda fala de uma mulher loira (que pode ser trocada por uma índia) que fica na beira da estrada pedindo carona para os motoristas que passam, quando um resolve parar (muitas vezes caminhoneiros) ela conduz a pessoa até um cemitério próximo, chegando lá a bela mulher desaparece deixando o motorista sem entender nada, logo depois ele a reconhece na foto de uma das lápides.

Velho do SacoDerivada dos mendigos que permeiam todas as cidades, essa lenda é usada pelas mães para assustar os meninos malcriados que saem para brincar sozinhos na rua. De acordo com ela, um velho malvestido, e com um enorme saco de pano nas costas, anda pela cidade levando embora as crianças que fazem “arte”.

PalhaçoEla foi bem difundida em meados dos anos 90. Grande parte de sua fama deriva das Notícias Populares, de acordo com ele, uma gangue de palhaços (que às vezes tinham também uma bailarina entre eles) rondava os grandes centros numa Kombi branca, parando nas praças onde apresentavam seu show; no meio da bagunça eles raptavam as crianças.

Dama de VermelhoA Dama de Vermelho possui várias lendas, mas a mais conhecida seria a que ela é uma mulher muito bonita que seduz festeiros na quarta-feira de cinzas.

Compasso: Brincadeira que reúne um grupo de pessoas, que utilizam um compasso para invocar espíritos. Muito praticada por jovens em festas e nas escolas.

Grupo 5: Aline Santos, Amanda Batista e Alessandra Oliveira.
Grupo 6: Barbara Fernandes, Darliane Nascimento, Ester Cândida, Larissa Pimentel, Mariana Sancas, Natália Machado & Thais Ribeiro.hospedagem php

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Agradecemos a sua participação!