quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Plano de Aula - FOLCLORE - Grupos 6 e 8



PLANO DE AULA

Rio de Janeiro, 26 de agosto de 2012.

1 - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

ESCOLA: Instituto de Educação Carmela Dutra

PROFESSOR (A): Maristela Motta

DISCIPLINA (S): PPIP-EF

DURAÇÃO: 2 horas

ANO/SÉRIE: 4ºano do Ensino Fundamental – TURNO: Manhã


2 - TEMA CENTRAL: Folclore


3 - CONTÉUDO(S):

Português, Matemática, História e Artes.


4 - OBJETIVOS:


Expressar-se através da fala, expondo oralmente suas vivências e conhecimentos sobre o tema Folclore;

Brincar de adivinhações trabalhando o raciocínio e ampliando seu contato com as adivinhações;

Escrever sobre um mito do Folclore brasileiro, mostrando seus conhecimentos e vivências através do registro escrito;

Reconstruir coletivamente uma história com personagens do Folclore Brasileiro, oportunizando a ampliação de vocabulário, a troca de ideias e o desenvolvimento do raciocínio lógico, promovendo a iniciativa e a cooperação no grupo;

Valorizar a próprias produções e do grupo, trabalhando o respeito às diferenças;

Valorizar a cultura popular;

Expressar-se através do desenho a partir de figuras humanas recortadas de revista, criando personagens do Folclore Brasileiro incentivando a criatividade, iniciativa e autoestima;

Construir texto coletivo a partir da Técnica do Disparates.

5 - DESENVOLVIMENTO:

Conversar com os alunos sobre folclore, recontar uma historinha do Saci criada pelo grupo, incentivando-os a fazer a própria através de produção coletiva, com registro em cartolina;
Apresentação de ambas as partes.Nos apresentamos para a turma e em seguida faremos uma contação de históras. Após a contação de histórias pedir para os alunos acrescentarem alguns conhecimentos que eles têm e não foi abordado.
Em um segundo momento daremos uma folhinha para que eles escolham um personagem e trancrevam o que aprendeu. Logo após a confecção do mini texto, solicitar a leitura oral.
Com o mini texto já confeccionado e a leitura oral feita, agora é ora de criar !
Em uma folha de ofício, as crianças irão colar alguns recortes de pessoas de revistas e irão dar características dos personagens folclóricos.

  Conversar um pouco com os alunos sobre o que aprenderam com os outros grupos sobre o Folclore e fazer duas atividades. O Disparate e o trava-línguas.
O Disparate é feito através de perguntas individuais, onde será anotado em uma folha as respostas, podendo ser de ofício ou não, e a cada resposta, ir dobrando o papel, para ao final, ver qual história montamos, referente ao tema Folclore.
O Trava-línguas serão divididas em dois grupos e ver qual o grupo consegue pronunciar melhor e mais rápido.


6 - RECURSOS:

Livro - Bazar do folclore; papel de ofício, lápis de cor, figuras de pessoas recortadas de revista e coladas em folha ofício, folha ofício com três personagens do folclore, giz de cera, lápis, borracha, cartolina e caneta de quadro.



7 - AVALIAÇÃO E/OU OBSERVAÇÕES GERAIS:

 Através das produções e participação da turma nas atividades propostas.



Considerações posteriores:


Os Alunos já estavam interados das lendas folclóricas.



Ester escrevendo a história criada pelos alunos


A História criada no final.



Disparates




GRUPOS:

6, 7 e 8.

ALUNOS(AS):

Grupo 6:

Darliane Gomes, Ester Cândida, Larissa Pimentel, Mariana Coutinho, Natália Machado e Thaís Ribeiro.

Grupo 7:

Camila Braga,Sarah Barbosa, Caroline Rita, Daniela, Raquel Silva e Rayanne Fernanda.

Grupo 8:

Luiz Claudio, Raquel França e Thylara Dantas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Agradecemos a sua participação!