quinta-feira, 16 de agosto de 2012

PLANO DE AULA - FOLCLORE/ GRUPOS 3, 4 e 5


Dados de Identificação:

Escola: Instituto de Educação Carmela Dutra
PROFESSORA: Maristela
DISCIPLINA:  PPIP-EF
DURAÇÃO:  1 HORA
ANO/SÉRIE : 4° Ano do Ensino Fundamental – TURNO: Manhã
GRUPO:

 TEMA CENTRAL: Folclore

 Conteúdos:
História: Folclore – resgate das brincadeiras de roda e adivinhações
Artes: Expressão corporal, ritmo e musicalidade.
Matemática: Raciocínio Lógico
Português: Oralidade e vocabulário.



Objetivos:
Expressar oralmente seu conhecimento sobre Folclore;
Falar sobre suas preferências em relação a brincadeiras e brinquedos cantados;
Identificar cantigas de roda;
Brincar em cantigas de roda;
 Vivenciar a Cultura Folclórica, suas tradições e manifestações.
Valorizar a cooperação pelo trabalho em grupo;
 Aprender a Trabalhar em grupo, respeitando as diferenças;
Estimular o Raciocínio Lógico.

Desenvolvimento:
 1° momento

Com a turma disposta em círculo, iniciaremos a atividade perguntando sobre o que entendem por folclore, realizando uma sondagem oral do conhecimento da turma sobre o assunto.
Após, falaremos sobre as cantigas de roda:
Quem sabe o que é uma cantiga de roda? Quem gosta de brincar de roda? Vocês brincam como? Quais brincadeiras vocês gostam?
Explicar ao grupo o que são as cantigas de roda, ou seja, brinquedos cantados, que são passados de geração a geração ao longo do tempo. Alguns se modificam, pois de acordo com o local, com o passar do tempo, as letras e as brincadeiras vão sendo modificadas e transformadas por todos nós.
Apresentar a cantiga ‘ A linda rosa juvenil’, realizando a interpretação do brinquedo cantado na forma de teatrinho, conforme a cantiga.
Propor a participação das crianças na roda, brincando de cantigas sugeridas pelo próprio grupo.

 2° momento
Em sala, organizaremos a turma em dois grandes grupos e explicaremos a proposta da atividade. Perguntaremos:
Vocês sabem o que são adivinhações? 
Explicaremos a atividade. Cada grupo terá a oportunidade de responder uma adivinhação, caso não consiga, a oportunidade passará para o outro grupo. O grupo vencedor será o que mais adivinhações responder.

Recursos:
Máscaras, cantigas, adivinhações, quadro branco, caneta,  e a revista: “Ciência Hoje das Crianças”

Avaliação e Observações Gerais:
A partir da produção e participação do grupo durante toda atividade desenvolvida. 
Importante: A turminha a partir da conversa percebeu que tem brincado pouco, ficando muitas horas vendo TV, ou ainda, acessando o computador. Com isso, as brincadeiras em grupo, a troca, a cooperação e o prazer em estar junto e brincar vem se perdendo. Vivências essas que nosso Folclore proporciona e que são necessárias a todos nós, adultos e crianças.
Após termos feito as adivinhações com a turma, as crianças desejaram brincar conosco de adivinhações, no caso, elas nos fizeram diversas perguntas para que fossem respondidas por todas nós do grupo. Isso nos proporcionou maior interação e mostrar a elas, que todos podemos brincar e aproveitar , adultos e crianças, além da importância que devemos sempre dar à produção popular.

A Linda Rosa Juvenil
  Cantigas Infantis

A linda rosa juvenil, juvenil, juvenil
A linda rosa juvenil, juvenil
Vivia alegre em seu lar, em seu lar, em seu lar
Vivia alegre em seu lar, em seu lar
E um dia veio uma bruxa má, muito má, muito má
Um dia veio uma bruxa má, muito má
Que adormeceu a rosa assim, bem assim, bem assim
que adormeceu a rosa assim, bem assim
E o tempo passou a correr, a correr, a correr
E o tempo passou a correr, a correr
E o mato cresceu ao redor, ao redor, ao redor
E o mato cresceu ao redor, ao redor
E um dia veio um belo rei, belo rei, belo rei
E um dia veio um belo rei, belo rei
Que despertou a rosa assim, bem assim, bem assim
que despertou a rosa assim, bem assim
Batemos palmas para o rei, para o rei, para o rei
batemos palmas para o rei, para o rei




Grupo 3: Lucas Ribeiro,Mariana Regina,Priscylla Pinheiro,Rayanne Nunes,Rayssa GomesThalita Gaia e Wellington Santos.

Grupo4: Beatriz Martins,Lyvia Nogueirol,Marcelly Sousa,Thamara Marciel ,Thayná Alexandre e Tayanne Martins.

Grupo5: Alessandra,Aline e Amanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Agradecemos a sua participação!