quarta-feira, 10 de outubro de 2012

PESQUISA PARA O MURAL - FOLCLORE (Ditados Populares)



Ditados Populares? O que são?


Os ditados populares são frases de expressões que transmitem conhecimentos comuns sobre a vida. Através dos anos permanecem sempre iguais, significando exemplos morais, filosóficos e religiosos. Os ditados populares consistem uma parte importante de cada cultura. A maioria é de criação anônima. O provérbio é fácil de decorar e transmitir em função de seu formato simples, curto e direto. Falam sobre diversos assuntos e fazem parte da cultura popular da humanidade. Encontramos para praticamente todas as situações de vida.
Sua importância decorre do caráter popular dos provérbios, estes são considerados a “voz do povo”, a “voz da verdade”, o qual se pode comprovar com um ditado bastante comum: “A voz do povo é a voz de Deus”. Todavia, não só a história e o reconhecimento popular conferem ao provérbio um caráter persuasivo, há também elementos importantes, que reforçam o poder de argumentação do enunciado proverbial. É bastante provável que um mesmo provérbio possua diferentes argumentações de acordo com os vários contextos em que são empregados.

Incontestavelmente, a origem dos ditados se fixa na sabedoria popular, porquanto estes fazem parte do folclore cultural de cada povo. Os provérbios não possuem data nem autor. Suas manifestações vêm de geração a geração concretizando-se do passado ao presente.


Lista de ditados populares mais conhecidos e suas explicações:

· Mais vale um pássaro na mão do que dois voando.
Faz-se uma comparação entre o valor de um pássaro e o de dois. Em princípio, dois pássaros valem mais do que um, valem o dobro, como é lógico. Mas, se alguém tiver de escolher entre um pássaro que já tem preso na mão e a possibilidade de apanhar dois que ainda estão a voar, aconselha a prudência que escolha ficar com o que já possui (embora de menor valor) e não o entregue em troca da possibilidade de apanhar ou de caçar os dois que estão a voar, pois isso é incerto.

· A pressa é a inimiga da perfeição.

É utilizado para justificar uma atividade vagarosa ou mesmo quando você quer que alguém faça algo com mais cuidado mesmo que demore mais.

· Cavalo dado não se olha os dentes.
Quando se ganha um presente, faz cara de quem não gostou, mas mesmo assim diz "cavalo dado não se escolhe os dentes", pois não é de "bom tom" desdenhar ou colocar defeitos em algo que se recebe de presente. A boa educação manda agradecer e mostrar satisfação, mesmo que o objeto seja insignificante ou inadequado.

· A ocasião faz o ladrão.
A expressão é típica para testar a honestidade dos seres humanos que se aproveitam da situação para levar vantagem.

· Quando um não quer, dois não brigam.
Quando duas pessoas não querem fazer algo, essa coisa acaba não acontecendo. Se os dois fazem é porque queriam.


· Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura.
Quer dizer que, a persistência, em tudo aquilo que estamos fazendo é fundamental. Um pouco hoje, outro amanhã, e com o efeito acumulativo, o obstáculo acabará sendo contornado.


Grupos 7 e 8

Grupo 7:

Camilla Braga, Caroline Rita, Daniela Lima, Raquel Silva, Rayanne Fernanda, Sarah Barbosa e Tatiany Ferreira.

Grupo 8:

Juliana Sousa, Luiz Claudio, Raquel França e Thylara Dantas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Agradecemos a sua participação!