terça-feira, 23 de outubro de 2012

SEMANA DA NORMALISTA: OFICINA DE FOTOGRAFIA

Semana da Normalista
Oficina de Fotografia
Grupos 1 e 2

Nome: Carmela Ontem e Hoje
Tema: A história do Carmela
Objetivo: Conhecer a origem do colégio, sua importância social, como era o acesso e qual era seu objetivo.
          Reconhecer a diferença entre o Carmela do passado e o de hoje.
Desenvolvimento: Exposição de fotos de 9h às 10h 40 no dia 17/10/12.


PESQUISA

* MOMENTOS HISTÓRICOS DA ESCOLA NORMAL CARMELA DUTRA
(Documento arquivado no IECD)

    A ESCOLA NORMAL CARMELA DUTRA foi criada pelo Decreto no. 8546, de 22 de junho de 1946, por iniciativa do Secretário Geral de Educação e Cultura, Dr. Fioravante Di Piero.

    A ENCD começou a funcionar no início de 1947, na sede do antigo Ginásio Barão do Rio Branco (ex-Escola Primária João Pinheiro), na Avenida Ministro Edgard Romero, 31, Madureira, o qual nesse período teve como diretor o Dr. Odilon da Motta Athayde Portinho ( de 02 de maio de 1946 a 18 de agosto de 1947).

    A ENCD ficou como anexo do Instituto de Educação, da rede oficial do Distrito Federal – e sob a responsabilidade do Professor Djalma Régis Bittencourt, seu diretor – até a data de 31 de julho de 1953, quando obteve a sua autonomia.
O primeiro diretor da ENCD foi o Professor Jorge Figueiredo Machado, que ficou na direção apenas oito meses ( de 18de agosto de 1947 a 8 de abril de 1948).
Em abril de 1948, o Professor Francisco Martins Capistrano, que era, nessa época, o diretor do Ginásio Benjamin Constant, foi nomeado segundo da ENCD.
Temos o testemunho de um professor assistindo a uma das primeiras incorporações de alunas em 1948:

    “A formatura, no pátio. Clara manhã de abril. Incorporação das mova alunas: 92 do curso Ginasial e 11 do curso Normal. O juramento. Palavras do Professor Djalma Régis Bittencourt e do diretor que chegava..

    Início das aulas já entrado o ano letivo. Falta de professores para algumas disciplinas. Providências do novo diretor para normalizar a situação, com o apoio do Prefeito Mendes de Moraes e do Secretário de Educação Clóvis Monteiro.”

    Nos primeiros anos (1948-49), a ENCD não tinha verba para suas despesas e foi amparada economicamente pelo Departamento de Educação Primária, graças s providências do Professor Clóvis Monteiro. Em 1950, já contou com verba própria consignada no orçamento da Prefeitura para o exercício financeiro aquele ano, pelos esforços do Diretor Francisco Martins Capistrano, do Professor Clóvis Monteiro, do General Mendes de Moraes e da Câmara do Distrito Federal.

    Em dezembro de 1949 ocorre, no Teatro Municipal, Festa de Formatura da primeira turma de professorandos da ENCD, que teve como paraninfo o Presidente da República, General Eurico Gaspar Dutra, representado no ato pelo seu Chefe da Casa Civil – o Professor Pereira Lira. Presente, também, o Prefeito Mendes de Moraes, o Professor Clóvis Monteiro, o Professor Fioravante Di Piero, outras alta autoridades, membros do magistério, etc. Os primeiros professorandos eram em número de 30: 28 moças e 2 rapazes. Alguns desses elementos foram, posteriormente, professores no “Curso Normal” do Instituto de Educação e da Escola Normal Carmela Dutra, como Lea Nilza de Miranda Leimgruber, Sylvia de Azevedo Ferreira e Ernestina Coelho Gonçalves. Nessa mesma festa, 122 jovens do antigo Ginásio Barão do Rio Branco, receberam o diploma do Curso Ginasial. Em dezembro de 1950, aconteceu a Festa de Formatura da segunda turma de professorandas da ENCD – sendo paraninfo o General Angelo Mendes de Moraes – quando se diplomaram 11 (onze) professorandas e 80 (oitenta) bacharelandas do Curso Ginasial.

    Da inicial direção do Professor Jorge Figueira Machado (1947), a ENCD contou até 1991 com a administração de dezenove diferentes diretores.

    Passou a funcionar experimentalmente, em 1973, com outros cursos além do Ginasial e Formação de Professores de 1º Grau, de 1ª a 4ª série, passando a ser denominada Centro Interescolar de Educação e Comunicação Carmela Dutra (CIECCD). Como a experiência não deu resultados positivos, os cursos experimentais (Redator Auxiliar, Tradutor, Técnicas de Turismo e Desenho Publicitário) foram extintos ao final do ano letivo.

    A partir de 1974, a escola passou à denominação de Centro Interescolar Carmela Dutra (CICD) iniciando, nesse ano, os Cursos de Estudos Adicionais.

    Em 1982, tomou oficialmente a denominação de Colégio Estadual Carmela Dutra (CECD) como parte da homogeinização de nomenclaturas da Secretaria de Educação para estabelecimentos de 2º Grau da rede oficial do Estado do Rio de Janeiro.
Hoje a denominação é : Instituto de Educação Carmela Dutra (IECD).

    O primitivo Curso ginasial da ENCD foi extinto em 1962 voltando a funcionar em agosto de 1977 para se novamente extinto em 1971.

A sede da ENCD foi, em 6 de março de 1967, transferida do no. 31 da Avenida Ministro Edgard Romero para o no. 491 da mesma avenida, no prédio onde deixaram de funcionar a Escola Primária Ministro Edgard Romero e o Ginásio Estadual Cidade de Lisboa.

    O patrono escolhido para a escola foi a Professora Carmela Dutra, esposa do Presidente da República General Eurico Gaspar Dutra.

    Nasceu em 17 de setembro de 1884, na Ilha do Governador. Teve dois filhos de seu primeiro casamento e dois do seu segundo ( 19/2/14), com o 2º Tenente do Exército Eurico Gaspar Dutra.
    Ingressou nos quadros funcionais da então Prefeitura do Distrito Federal em novembro de 1911, como extranumerária, na Casa São José, mais tarde Instituto Profissional Masculino Ferreira Viana, atual Colégio Estadual Ferreira Viana. Com a Reforma Azevedo Sodré, Dona Carmela passou a fazer parte do Instituto Profissional Orsina da Fonseca na Diretoria de Instrução, primeiramente como adjunta e depois catedrática do Curso de Adaptação acumulando as funções de vice-diretora. Com o advento da Reforma Anísio Teixeira, em 1930, o Curso de Adaptação do Instituto Profissional Orsina da Fonseca foi declarado extinto, logo extinto o cargo de Dona Carmela Dutra. assegurada por lei foi considerada foi considerada Adido sem exercício.

    Em 1934, aposentou-se dedicando-se daí em diante inteiramente à família e à caridade. Suas principais características eram a religiosidade, o espírito progressista e a bondade. Muito amada também pelas classes humildes, foi a idealizadora do “Natal dos Pobres”, no qual eram distribuídos gêneros, roupas e brinquedos em grande quantidade.

    Faleceu no Rio de Janeiro em 9 de outubro de 1947, ocasião em que todas as classes sociais foram prestar-lhe as últimas homenagens.

    A Escola Normal Carmela Dutra teve, desde a sua criação em 1946 até o ano de 1973, doze diferentes diretores, sem contarmos dois casos de transição de direção, quando responderam pelo expediente da escola as professoras Juracy Silveira (1951) e Aracy do Prado Couto (1959), em período de dias.

___
Fonte: http://www.carmeladutra.com.br/

                                                   Cartaz de Divulgação

                                                    O ''Hoje'' e a comparação do Carmela
                                             
                                                  O ''Hoje'' e a comparação do Carmela

  
O ''Ontem'' do Carmela

Alunos do Carmela visitando a exposição

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Agradecemos a sua participação!