sábado, 6 de outubro de 2012

AULA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA - ADAPTAÇÃO DO CONTO RAPUNZEL/ GRUPO 6

Aula do dia 19/09/2012 - Grupo 6: Barbara Fernandes, Darliane Nascimento, Ester Cândida, Larissa Pimentel, Mariana Sancas, Natália Machado & Thais Ribeiro.

Releitura do Conto da Rapunzel


Era uma vez um casal que queria ter filhos que um dia descobre uma surpresa maravilhosa: estavam grávidos.
Deste bebê cuidavam com muito carinho e quando completou um ano foi dada uma grande festa muito divertida, com brincadeiras e atrações para ela e as outras crianças. Mal sabiam eles as intenções do palhaço Pipoquinha, que provocou um incêndio e, em seu saco, levou sua filhinha.
A festa foi destruída assim como o coração de seus pais que, tristes, choravam pela filha que pensavam não existir mais. Enquanto isso, na casa do palhaço Pipoquinha a alegria chegava junto com aquela criança tão desejada, sua mulher, apesar de não concordar, ficou muito feliz por ter a filha que sempre quis.
O pais de Rapunzel conseguiram ter outro filho, apesar de nunca terem esquecido sua menina. O casal que a havia roubado a criava com carinho e medo, apegados à criança que mantinham em segredo.
Mesmo depois de muito tempo a memória de sua mãe era viva como o vento, o que nunca permitiu que esquecesse seu tormento. Vendo sua mulher nesse estado, Robert saiu em busca de ajuda com seu amigo assistente social. Depois de algum tempo de busca percebe-se certa semelhança entre a menina da vizinhança e a pequena Rapunzel, tendo ido atrás de respostas ele se dá conta de que sua vizinha tem uma filha, mas nunca esteve grávida.
Sentindo-se amedrontados pelas perguntas feitas por Victor, resolvem fugir. Mas a polícia, que já estava de sobreaviso, os impede.
No julgamento, os casais são confrontados e a farsa é descoberta. Os sequestradores são presos e, então, Rapunzel com sua família foram felizes para sempre.


Atividade proposta: Resgate do conto original e roda de conversa traçando paralelos entre a versão e o conto original da Rapunzel.
Recursos: Cartolina, palito de churrasco e cenário feito de papelão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Agradecemos a sua participação!