terça-feira, 16 de outubro de 2012

OFICINA SOBRE JOGOS EDUCATIVOS - SEMANA DA NORMALISTA



Os jogos educativos são uma ferramenta eficaz na aprendizagem. Além de serem ótimos presentes criativos, ajudam na motivação do aluno, contribuem como estratégias alternativas para o desenvolvimento de conteúdos, na aquisição de certas habilidades, pois muitos possuem mais facilidade para aprender e memorizar através desse método.
A forma de ensinar é lúdica, não sendo cansativa e ajuda despertar o interesse. Influencia não só o processo intelectual, cognitivo, mas também as relações sociais e as maneiras de agir diante das coisas. Saiba um pouco mais sobre a importância dos jogos educativos, os diversos tipos existentes, algumas dicas de jogos para aplicar em sala de aula e a importância e os cuidados dos jogos online.


A importância dos jogos educativos

Crianças que possuem dificuldade de concentração e de aprendizagem podem ter um resultado muito mais satisfatório quando o método para ensinar são os jogos. Eles estimulam o aluno, o motivam, despertam a curiosidade, proporcionando uma forma de aprender que é prazerosa, de maneira lúdica, bem diferente dos resultados de uma aprendizagem sob “pressão”. Outro ponto importante é a maneira com que os jogos influenciam no desenvolvimento da agilidade, da concentração e do raciocínio. Contribuem para um desenvolvimento intelectual, pois precisam pensar, tomar “decisões”, criar, inventar, aprender a arriscar e experimentar. Dependendo da maneira com que os jogos são aplicados, podem ajudar também no comportamento em grupo, nas relações pessoais e na ajuda coletiva.

Para crianças em processo de alfabetização, os jogos permitem com que elas assimilem melhor e se familiarizem com as letras, os números, as formas, as cores e desenvolve a percepção de que existe uma lógica. Como brincam com tudo, e a todo instante, é importante a presença de jogos que, além de proporcionar uma boa brincadeira, sirva para o seu desenvolvimento, e as faça ver o aprendizado como algo interessante.



Há uma grande importância em “brincar”; crianças que não brincam podem desenvolver grandes dificuldades e frustrações no decorrer da vida. Hoje, o modo acelerado de se viver influencia na forma de aprendizagem das crianças, pois possuem a agenda cheia de atividades, vivem atarefadas, exaustas, não têm mais paciência e acabam perdendo a essência da brincadeira.

Consequentemente, isso influencia na maneira de agir diante de algumas situações, corta a imaginação e a criatividade, a criança não tem mais o prazer de sentar para jogar um jogo de tabuleiro, jogo de cartas, os pais não  têm mais tempo para jogar junto com os filhos, tempo de desenvolver atividades diferentes e tudo isso afeta no aprendizado.



Por isso, é importante a liberdade para as brincadeiras, o espaço e o incentivo dos pais e dos  educadores. Os jogos educativos permitem essa liberdade, a criança mesmo estando no seu tempo livre, desenvolve atividades intelectuais, cognitivas, de uma forma divertida.  E os jogos também facilitam a forma de educar, fazendo com que a sala de aula seja um ambiente agradável. A escola precisa ser um lugar onde as brincadeiras não perdem a vez.



A disciplina também pode ser desenvolvida através dos jogos, pois é necessário ter uma ordem para  efetuar a atividade e quando há um interesse pelo que está sendo apresentado, a criança contribui para essa ordem. Sendo assim, o tema, por mais difícil de ser ensinado e compreendido, é melhor absorvido quando há o interesse, a curiosidade e a disciplina e em todos esses aspectos os jogos educativos podem contribuir.
É de grande importância o uso de jogos na sala de aula, proporcionando uma forma de aprendizagem mais agradável e ajudando no desenvolvimento de várias áreas importantes na vida de uma criança. Disponibilizamos aqui algumas dicas de jogos:
Após uma aula sobre determinado tema, é interessante utilizar o jogo das perguntas para memorizar.



JOGO DE PERGUNTAS


Divide-se a turma em duas equipes, a professora dará dicas para as equipes adivinharem a palavra.

Exemplo:
O tema da aula foi sobre os estados do Brasil, a professora escolhe “São Paulo” para as equipes adivinharem e dá pistas referentes à matéria dada em aula pra que elas descubram:
“Localiza-se no Sudeste”;
“Grande concentração urbana”.


Assim, todos da equipe pensam em conjunto, lembram do que ouviram na aula, memorizam, se arriscam a dizer a resposta, entre outros fatores que ajudam no desenvolvimento do aluno.

Para os principiantes na leitura e na escrita, há jogos que ajudam a treinar, assimilar e pensar:



JOGO DAS LETRAS
Uma pessoa ou equipe escolhe um tema e várias palavras referente a esse tema, a outra pessoa ou equipe precisa adivinhar quais são as palavras em um tempo determinado. Mas, quem escolhe  as palavras,  pode dar dica de quantas sílabas têm, quantas vogais e consoantes, e quem tem que adivinhar tem um determinado número de chutes.

Exemplo:
Tema – Escola.
Palavras escolhidas: quadro, carteira, mochila, cantina.
Dicas: a primeira palavra possui apenas duas sílabas, a segunda palavra tem 4 vogais, a terceira palavra tem 4 consoantes,  a última tem 2 “n”
O outro grupo tem dois minutos para adivinhar, de acordo com as dicas, e tem duas chances de chutar duas letras a cada palavra, exemplo: “a primeira palavra tem letra U? E letra I?”, após usar  os dois chutes, não tem mais chances, precisa dizer qual é a palavra.

Para treinar a escrita, a leitura e a criatividade:

JOGO DAS HISTÓRIAS

Cada um pega uma folha e começa a escrever uma história sobre qualquer tema. Após a professora mandar trocar, a folha de cada um deve ser passada para o lado. Assim que receber um folha que a outra pessoa já tinha começado uma história, você deve continuá-la. Mas como o tempo vai ser curto, não vai ter como ler a história desde o início. Então,  a regra é ler apenas a última frase que a outra pessoa escreveu, continuar a história e assim sucessivamente. Todas as folhas precisam passar por todos, até que chegue na mão de quem começou. Para essa organização, a melhor maneira é que o jogo seja feito em um círculo. Quando a folha certa chegar na mão de cada um, todos precisam ler, e quem achar a sua história interessante ou engraçada, lê em voz alta para a turma toda. 

São interessantes, também, os jogos de quebra cabeça, ligues os pontos, palavras-cruzadas, para entender, aprender e memorizar determinado assunto:

QUEBRA-CABEÇA

Ao ensinar sobre um assunto, faça um quebra-cabeça com um desenho referente a esse tema.



Exemplo:
Tema: Corpo humano / ossos
O quebra-cabeça tem todos os ossos do esqueleto e as crianças precisam juntar corretamente para chegar ao objetivo

PALAVRAS-CRUZADAS

Também referente a um certo tema, com enigmas e dicas para que se chegue até a palavra correta.
O educador prepara uma palavra cruzada e dá as dicas para o aluno. Para ter um ponto de partida, é possível que uma das palavras já esteja preenchida.

Exemplo:
Tema - Animais
Faça a palavra cruzada e coloque as dicas:
1.Mamífero, domesticado

Para ajudar na matemática, no raciocínio lógico e rápido, de uma forma bem dinâmica:

JOGO DOS CARTAZES


É preciso que cada criança tenha um cartaz com um número, que vai depender da quantidade de alunos e a professora precisa de um apito.
A turma é dividida em dois grupos, mas os números em cada grupo precisam ser aleatórios, não podem ser consecutivos. A professora determina o objetivo e apita para os alunos se organizarem.


Exemplo:
O grupo 1 precisa se organizar para que a soma dos cartazes dê “12”, e o grupo 2 se organiza para que a subtração dê “6”, se for preciso que alguém saia do grupo para que o resultado dê certo, a criança sai e se junto ao grupo  dos que estiverem fora e esses precisam multiplicar o número dos cartazes e dar o resultado.  


A professora determina o tempo para que os alunos se organizem e isso pode ser aplicado também como uma gincana.  O grupo que acertar passa para próxima fase, ou podem ser aplicadas recompensas para o grupo que conseguir; isso cabe à professora avaliar se é necessário ou não.

 Há dinâmicas que ajudam as crianças a se relacionar melhor e perder a timidez:


JOGO DA VIRTUDE


A turma senta em uma roda,  todos precisam de um papel e uma caneta. Cada um vai escrever no papel uma virtude (qualidade) da pessoa que está à direita, mas sem identificar quem é. Após todos escreverem, a professora recolhe, mistura todos, e abre um por um e lê para todos. Aí,  as crianças vão tentar identificar a quem pertence tais características. O mais votado pega o papel e guarda até o fim do jogo.

Quando todos já estiverem com um papel na mão, falarão se concordam, ou não, com o que está no papel e identificarão no próprio ponto de vista qual a sua maior qualidade. Depois, a pessoa da direita vai falar o que colocou e por quê. No final, é importante que o educador explique a importância de reconhecer as virtudes das pessoas.

Para raciocínio lógico e uma melhor percepção:

JOGO DAS CORES


A professora distribui uma folha com o contorno de um desenho, e divide esse desenho em subdivisões (variam de acordo com a idade da criança; para as mais novinhas, indicam-se divisões de  6 partes), e cada um vai ter 4 cores diferentes de lápis, canetinha ou giz de cera. O objetivo é colorir o desenho, mas cada subdivisão precisa ser de uma cor diferente, que não pode ser igual às cores que estão pintadas ao lado, ou seja, as cores não podem se encontrar.

Para ajudar na memorização:
JOGO DA SEQUÊNCIA
A professora escolhe um tema e cada aluno precisa falar uma palavra referente ao tema e o próximo da roda precisa falar o do amigo, o dele, e assim por diante.
Exemplo:
Tema - Fui à praia e levei...
1º aluno: protetor solar.
2º aluno: protetor solar, óculos.
3º aluno: protetor solar, óculos, guarda-sol.

  Os jogos recreativos também podem ajudar na participação em grupo e na rapidez:
Pique-bandeira, Cabo de Guerra, Gincanas, Corre Cutia etc.


FONTE: www.jogos-educativo.info
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JOGO ABORDADO NA OFICINA: "SOLETRANDO"
TEMA: Dígrafo

REGRAS DO JOGO:

- O professor ("aluno", "apresentador") conduz a soletração dizendo a palavra.

- O aluno (participante da oficina) da vez tem que, obrigatoriamente:
1) Repetir a palavra dita
2) Soletrar
3) Repetir novamente a palavra - indicando que terminou a soletração.

- Se o aluno (participante da oficina) errar alguma letra, acento ou qualquer outro sinal gráfico como: cedilha, hífen, etc; a soletração será considerada errada.

- Depois de iniciada a soletração, é proibido corrigir qualquer letra. O aluno (participante da oficina) pode até recomeçar a soletração, mas não pode mudar a ordem de nenhuma palavra que já tenha dito.

- Antes de começar a soletração o aluno (participante da oficina) pode pedir aos juízes os seguintes benefícios:
1) Pedir para que o professor ("aluno", "apresentador") repita a palavra até 3 vezes.
2) Sinônimo da palavra.
3) Classificação gramatical.
4) Definição.
5) Aplicação da palavra numa frase.

- Depois que o aluno (participante da oficina) terminar a soletração, o professor ("aluno", "apresentador") consulta os juízes para fazer a correção da palavra.

- Logo o mesmo levanta uma placa com um Smilie de feliz caso esteja correta, ou de triste caso esteja errada (e caso seja errada: fazer a correção da palavra e apontar onde houve o erro).


Palavras selecionadas para o jogo:

MISCIGENAÇÃO
• "Sinônimo": mestiçagem
• "Classificação Gramatical": Substantivo feminino
Separação das sílabas de miscigenação: mis-ci-ge-na-ção
Plural de miscigenação: miscigenações
• "Definição" Consiste na mistura de raças, de povos de diferentes etnias, ou seja, cruzamento inter-racial.
• "Aplicação da palavra numa frase": O fruto da miscigenação étnica no Brasil deu origem à cultura do povo brasileiro.

IDIOSSINCRASIA            
• “Sinônimo”: características
• “Classificação gramatical”: Substantivo feminino
Separação de sílabas: i-di-os-sin-cra-si-a
Plural: idiossincrasias
• “Definição”: é uma característica de comportamento peculiar de um indivíduo ou um grupo.
• “Aplicação numa frase”: É uma idiossincrasia de Igor se lambuzar ao comer chocolate.

 EXCEPCIONAL
• "Sinônimo": extraordinário
• "classificação gramatical": Substantivo masculino plural e Adjetivo
Separação das sílabas de excepcional: ex-cep-cio-nal
Plural de excepcional: excepcionais
• "Definição": Que fôrma ou envolve exceção, que não é comum ou normal: negócio excepcional.
• "Aplicação da palavra numa frase": O que é difícil não é demonstrar que uma obra de arte é excepcional. O que é difícil é ela sê-lo.

 EXCELENTÍSSIMO
• "Sinônimo": magnificente,
• "classificação gramatical": Adjetivo
Separação das sílabas de excelentíssimo: ex-ce-len-tís-si-mo
Plural de excelentíssimo: excelentíssimos
• "Definição": Tratamento que se dá a certas pessoas de alta hierarquia social.
• "Aplicação da palavra numa frase" Há indícios de crimes perpetrados na transação de emissão de bilhetes do excelentíssimo ministro Gilmar Mendes, razão pela qual se recomenda a remessa dos autos ao Ministério Público Federal.

 SOBRANCELHA
• "Sinônimo": sobrolho
• "classificação gramatical": substantivo feminino
Separação das sílabas de Sobrancelha: so-bran-ce-lha
Plural de Sobrancelha: sobrancelhas
• "Definição": Saliência arqueada, revestida de pêlos, que se dispõe acima da órbita do olho.
• "Aplicação da palavra numa frase" Hoje em dia usar lápis na sobrancelha se tornou um hábito de muitas pessoas.

OTORRINOLARINGOLOGISTA
• "Sinônimo": otorrino
• "classificação gramatical": substantivo feminino
Separação das sílabas de Otorrinolaringologista: o-tor-ri-no-la-rin-go-lo-gis-ta
• "Definição": Médico que trata das doenças do ouvido, nariz e garganta.
• "Aplicação da palavra numa frase" Alguns Otorrinolaringologistas só atuam na área da Plástica Facial, outros só na Rinologia (tratamento das doenças do nariz), outros na Otologia (tratamento das doenças dos ouvidos), outros na Laringologia e Distúrbios da Voz e outros fazem de tudo, depende da formação e escolha de cada profissional

ENCHENTE
• "Sinônimo": alagamento
• "classificação gramatical": substantivo feminino
Separação das sílabas de Enchente: en-chen-te
Plural de Enchente: enchentes.
• "Definição": Inundação, cheia do rio que transborda; torrente.
Excesso, abundância, quantidade excessiva.
• "Aplicação da palavra numa frase" A enchente inundou o bairro todo, inclusive a igreja

 EXCESSO
• "Sinônimo": exagero
• "classificação gramatical": Substantivo masculino e Substantivo masculino plural
Separação das sílabas de excesso: ex-ces-so
Plural de excesso: excessos
• "Definição": Quantidade a mais, o que excede os limites ordinários: excesso de indulgência.
• "Aplicação da palavra numa frase" A rodovia Castello Branco registra lentidão na chegada a São Paulo, do km 15 ao km 13, devido ao excesso de veículos.

ASSADO
• "Sinônimo": queimado
• "classificação gramatical": Classe gramatical de assado: Substantivo masculino, Adjetivo, Advérbio e Locução
Separação das sílabas de assado: as-sa-do
Plural de assado: assados
• "Definição":Que se assou: frango assado.Que apresenta assadura (falando-se de pele), irritado: o neném está todo assado. S.m. Qualquer alimento assado, principalmente carne: o assado está no forno. 
• "Aplicação da palavra numa frase" Eu adoro comer frango assado.

 QUERMESSE
• "Sinônimo": festividade
• "classificação gramatical": Substantivo feminino
Separação das sílabas de quermesse: quer-mes-se
Plural de quermesse: quermesses
• "Definição": Festa dos padroeiros.
• "Aplicação da palavra numa frase" A quermesse foi muito boa neste ano.

GUINCHO
• "Sinônimo": guindaste
• "classificação gramatical": Substantivo masculino
Separação das sílabas de guincho: guin-cho
Plural de guincho: guinchos
• "Definição": Aparelho próprio para levantar cargas, içar ou rebocar veículos. 
• "Aplicação da palavra numa frase"Um guincho do Exército americano ergueu a contorcida fuselagem do helicóptero que estava nove metros dentro da água.

 
REMINISCÊNCIA
• "Sinônimo": relembrança
• "classificação gramatical": Substantivo feminino
Separação das sílabas de reminiscência: re-mi-nis-cên-cia
Plural de reminiscência: reminiscências
• "Definição": Recordação vaga e quase apagada.
• "Aplicação da palavra numa frase" O perfeito conhecimento começa pela perfeita reminiscência


Instituto de Educação Carmela Dutra.
Rio de Janeiro: 16 de outubro de 2012.
Alunos: Beatriz Martins, Lucas Ribeiro, Lyvia Nogueirol, Marcelly de Souza, Mariana Regina, Priscylla de Oliveira, Rayanne Nunes, Rayssa Gomes, Tayanne Cristina, Thalita Gaia, Thamara Maciel, Thayná Alexandre e Wellington Santos. Turma: 4004
Professora: Maristela Figueiredo. Disciplinas: CDPEF/PPIPEF


 “AGRADECEMOS POR VOCÊ TER PARTICIPADO DA NOSSA OFICINA SOBRE JOGOS EDUCATIVOS”. 

Um comentário:

  1. PARABÉNS!!! VOCÊS SEMPRE REALIZAM UM BOM TRABALHO!

    Beatriz Martins, Lucas Ribeiro, Lyvia Nogueirol, Marcelly de Souza, Mariana Regina, Priscylla de Oliveira, Rayanne Nunes, Rayssa Gomes, Tayanne Cristina, Thalita Gaia, Thamara Maciel, Thayná Alexandre e Wellington Santos.

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