terça-feira, 2 de outubro de 2012

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA - ADAPTAÇÃO CHAPEUZINHO VERMELHO/GRUPO 2

GRUPO 2
Releitura do conto da Chapeuzinho Vermelho.
Proposta Pedagógica: Fazer com que eles se identifiquem com a história e a partir daí discutir: a mentira vale a pena?
Objetivos: Compreender que a verdade deve ser conversada e que quando se mente com certeza será descoberto. Pensar se eles agem como a personagem principal da história, Lacinho.
Atividade: Escrever numa folha individual, o que fariam no lugar da Lacinho. Após, um sorteio para eles tentarem reconhecer qual amigo escreveu aquela frase.


Conto:
                         LACINHO ROXO



Lacinho Roxo era uma menina doce e angelical. Amava estar com sua mãe e sempre escutava seus conselhos. Mas sempre perguntava o porque de tudo que falavam. A curiosidade era algo muito forte na sua personalidade.
- Filha, se algum estranho te oferecer carona, não aceite, é perigoso! - Alertou sua mãe.
- Porque perigoso, mamãe?
- Porque há nesse mundo afora muitas pessoas legais, mas também pessoas maldosas que querem fazer mal aos outros ...
- Mas porque querem fazer mal aos outros?
- Porque só pensam em si mesmos...
- Mas por...
- Chega, Lacinho! A mamãe sabe o que está falando. E eu sempre vou querer o que é melhor pra você. Essas maldades do mundo você vai entender quando crescer. E é até bom assim, criança tem que ser pura e obedecer aos pais.
- Tá bom, mamãe. Desculpa.
- Tudo bem, meu anjo. Só me prometa.
- Eu prometo. - Disse lacinho
E assim a menina do laço roxo sempre seguia o que sua mãe falava. Elas tinham uma grande amizade, mas Lacinho tinha uma outra amiga. Rosinha tinha a idade de Lacinho mas não tinha com sua mãe uma relação tão próxima como sua amiga. Rosinha sempre contava pra sua amiga Lacinho o que ela fazia. Lacinho contava tudo pra sua mãe, que a alertou:
- Filha, sei que ela é sua amiga e que você gosta muito dela, mas não quero que você faça as mesmas coisas que ela faz. Você deve orientá-la e não seguir o caminho dela.
E Lacinho seguia o que sua mãe dizia. Conversava muito Rosinha para que ela parasse de ser tão irresponsável.

Um certo dia...
Rosinha queria muito matar aula para ir pra praia. Lacinho insistia que não. Que poderia ter prova. Mas Rosinha falava mil e um motivos para que não fossem pra escola, e sim para a praia. Rosinha cedeu, esqueceu do que sua mãe havia dito...
A professora estranhou a falta da Rosinha na sala, ligou para sua mãe para saber o que havia acontecido:
- Olá, a senhora é a mãe da Lacinho? perguntou a professora
- Sim, sou eu... Quem é?
- Aqui é a professora dela. Aconteceu alguma coisa com a Lacinho? Ela está bem? Porque não veio para a aula?
- Não foi para a aula? Ela saiu de casa com a mochila indo para a escola...
- Mas ela não está aqui, senhora.
- Ai meu Deus! Minha filha, onde está minha filha???
- Por favor, qualquer noticia entre em contato.
- Ok, ok. Obrigada.
Ficaram as duas muito preocupadas. A mãe de Lacinho estava desesperada....
Até que duas horas depois, sua filha chegou em casa. Lacinho estava nervosa pois não queria mentir para sua mãe, mas também não poderia contar a verdade, já que havia feito o que ela pediu que não fizesse.
- Ora, ora... Oi Lacinho. Como foi na escola?
- Ér, foi bem, mãe, foi legal, foi interessante, foi...
- Lacinho, você está mentindo pra mim??
- Não, mãe...
- Sim você está, e eu não consigo acreditar nisso! Onde você estava? Porque você não foi para a escola?
- Mas eu estava na esco...
- Nem continua! Sua professora ligou pra cá, e eu quero saber onde você estava e porque está mentindo pra mim! Anda, fala logo.
- Deeeeeeesculpa, mamãe! - começou a chorar Lacinho - Rosinha queria muito ir a praia e eu acabei cedendo, me desculpa...
- Quantas vezes eu lhe avisei para não seguir essa menina? Quantas? E você ainda mente pra mim Lacinho? Estou decepcionada com você.





Mas ainda havia algo que Lacinho não havia dito pra sua mãe. O seu celular. Ela havia sido furtada, e só depois de alguns instantes, quando o susto passou sua mãe lembrou desse detalhe.
- Lacinho, porque você não atendeu ao telefone? Eu te liguei diversas vezes. O que mais aconteceu?
- Assim, ér, bom... Levaram meu celular - disse triste
- O que??
- Bom, foi na hora que a gente tava saindo da porta da escola, pra ninguém nos ver a gente se abaixou e eu acabei deixando cair, quando olhei pra trás não estava lá, levaram...
- Tá vendo no que dá mentir? Lacinho, disse mais doce sua mãe, eu te amo minha filha. E achei que você confiasse no que eu lhe digo.
- Eu confio, mamãe...
- Lacinho, eu só quero que você me conte as coisas. E que não faça mais nada escondido. Você já viu no que dá fugir e não seguir o que sua mãe lhe diz. Quer fazer algo, converse comigo. Ok?
- Tá bom, mamãe... Me desculpa. Eu sei que não vou mais fazer nada escondido de você.
E as duas se abraçaram. Lacinho aprendeu que sua mãe era mais que amiga, era seu porto seguro e não havia motivo pra mentir.


Respostas dos Alunos.    

 Personagens da História.

GRUPO 2
Bárbara Catarine
Munique Meirelles
Stephanie Corrêa
Thais do Nascimento
Queila Silva
Lidiane Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Agradecemos a sua participação!