quinta-feira, 29 de novembro de 2012

RECURSOS - Grupo: 3 e 4



Instituto de Educação Carmela Dutra
Grupo: 3 e 4
Alunos: Beatriz Martins, Lucas Ribeiro, Lyvia Nogueirol, Marcelly de Souza, Mariana Regina, Priscylla de Oliveira, Rayanne Nunes, Rayssa Gomes, Tayanne Cristina, Thalita Gaia, Thamara Maciel, Thayná Alexandre e Wellington Santos.
Professora: Maristela






               



  1.             O jogo do bingo contendo adição, subtração, cálculo mental, poderá ser realizado de diferentes formas. Apresentaremos duas opções
·         Providencie uma cartela de bingo contendo 15 números para cada aluno.
  
·         Em seguida, escreva uma operação de cada vez no quadro, se preferir fale as operações para as crianças.    
  
·         Os alunos deverão fazer os cálculos mentais e quando encontrarem o valor deverão marcá-lo na cartela, se preferirem, os alunos poderão anotar as operações no caderno, resolvê-las e depois marcarem na cartela.

 



DOMINÓ

Material:

§         Papel de rascunho;
§         Lápis para os cálculos;
§         20 peças de dominó;
§         Tesoura sem ponta.














Jogadores: 2 ou 3 participantes.
Objetivo: Encaixar todas as peças que estiverem na mão.

Regras:

§          Embaralhar e distribuir sete (7) peças para cada jogador. Se sobrarem peças, deixá-las como reserva.
§          Decidir quem inicia o jogo.
§          O primeiro jogador vira uma peça sobre a mesa.
§          O jogador da direita verifica se há em sua mão um peça contendo um resultado igual a um dos resultados   de peça que está sobre a mesa.
§          Se houver, junta a sua ficha à da mesa, deixando encostados os resultados iguais.
§          Se não houver, pega uma a uma peças da reserva, até encontrar uma peça que encaixe com a da mesa.
§          Se as peças da reserva acabarem, o jogador passa a sua vez para o próximo jogador. Este procede da mesma maneira, buscando resultados iguais aos das extremidades.  

Vencedor: o jogador que conseguir encaixar todas as suas peças primeiro.



Plantando Feijão
Recordar a história (que poderá ter sido trabalhada em aulas anteriores) intitulada Catando Feijão, de Liliane Romanelli.
Realizar o plantio de feijõezinhos com as observações colhidas durante o seu desenvolvimento.
Combinar com os alunos que será feita a experiência de plantar feijões nos potes de iogurte, tendo o algodão no fundo dos mesmos embebecido em água.
Observar diariamente o desenvolvimento dos feijões e fazer o registro na folha que ficará exposta no varal de trabalhos. (O plantio poderá ser feito numa segunda-feira, a fim de que os alunos possam, por 5 dias consecutivos, fazer a observação em conjunto).
Paralelamente aos feijõezinhos plantados pelos alunos, fazer o plantio de três potes de feijões. Um será colocado numa caixa fechada, outro ficará sem água e o outro será cuidado todos os dias.
Comparar os resultados dos feijõezinhos que ficaram sem água e sem luz.
Explicar a necessidade que os seres vivos têm do sol (calor) e da água para sobreviverem.

Recursos Complementares
Após uma semana, o feijão poderá ser plantado num vaso com terra ou na horta escolar para que os alunos acompanhem o seu desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Agradecemos a sua participação!