terça-feira, 27 de novembro de 2012

Mural sobre a Carmela Dutra Grupos 3 e 4. Turma 4004


  • Bibliografia

Carmela Dutra nasceu na Ilha do Governador (Rio de Janeiro) em 17 de setembro de 1844, filha de Manoel Antonio Leite e Emilia Telles Leite. Casou em primeiras núpcias em 08 de dezembro de 1904 com José Pinheiro de Ulhôa, casamento do qual nasceram os filhos Carmelita e José.
Em 19.02.1914 casou-se em segundas núpcias com o segundo tenente do exército brasileiro Eurico Gaspar Dutra, nascendo desse matrimônio os filhos Emilio e Antônio.
Ingressou no quadro na então Prefeitura do Distrito Federal em novembro de 1911, tendo sido lotada no Colégio Estadual Ferreira Viana. Exerceu a função de Vice-Diretora do Instituto Profissional Orcina da Fonseca.
Quando o marechal Eurico Gaspar Dutra ascendeu à Presidência da República, dona Carmela, verificando que restara vultosa importância da contribuição dos amigos para a campanha eleitoral, prontificou-se logo a devolvê-la. Mas os correligionários do Presidente eleito conferiram à dona santinha, como era carinhosamente chamada, o direito de dar a tais recursos uma aplicação de sua escolha. Decidiu-se Dona Carmela pela construção de uma capela no jardim da residência presidencial. Assim, no dia 30.09.1946, a comissão encarregada da construção da Capela Santa Terezinha do Palácio Guanabara entregou ao Presidente e a senhora Dutra a chave do templo oferecido à Nação.
Faleceu no Rio de Janeiro em 09 de outubro de 1947.
Seu nome foi concedido a duas instituições de saúde do municipio do Rio de Janeiro : o Hospital situado no bairro de Rocha Miranda e ao Hospital Maternidade, oriundo do governo federal, localizado no bairro de Lins de Vasconcellos.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:Secretaria de Saúde do Estado da Guanabara. Assistência pública : 80 anos de história.
Guanabara, RJ :SUSEME, 1970. 409p.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Agradecemos a sua participação!