quarta-feira, 28 de novembro de 2012

OFICINA DE NATAL - CARMELINHA - Plano de aula do grupo 6

Nomes: Barbara Romualdo, Darliane Gomes, Ester Cândida, Larissa Pimentel, Mariana Sancas, Natália Machado e Thais Ribeiro.

Trabalhando musicas natalinas e confecção de instrumentos.

Plano de aula do Carmelinha
Objetivos: Desenvolver a criticidade sobre a música, a relação entre a música, identificação dos instrumentos musicais, a música como linguagem e expressão.
Atividade 1: Para instigar os alunos sobre os sons e verificar suas habilidade na identificação dos instrumentos musicais. Utilizando gravações de instrumentos musicais. Após a identificação dos sons, o professor pode  após a análise dos materiais ir exercitar os sons, produzidos pelo corpo humano (mãos, pés, voz, boca, pernas), pelos materiais escolares (canetas, cadernos, papel).
Atividade 2: Após explorar as possibilidades de criar o som no corpo humano, o professor deve apresentar aos alunos os diversos estilos de músicas natalinas. É importante que os alunos ouçam atenciosamente os áudios e tentem identificar os instrumentos.
Atividade 3: Agora é hora dos alunos confeccionarem seus próprios instrumentos. Depois da confecção dos intrumentos, os alunos e professores devem escolher duas músicas para ensairem e fazer uma pequena apresentação.
Materiais para fazer o chocalho: Dois copos descartáveis, arroz e fita Durex colorida.
Passo a passo: Coloque uma quantidade de arroz dentro de um dos copos, junte os dois copos e cole com fita Durex, depois é só fazer os detalhes que quiser com a fita durex colorida.
Atividade 4: É hora do show.
Avaliação: Ao apresentar a proposta de trabalho para turma, é importante que o professor deixe claro os critérios de avaliação, para que os alunos tenham ciência do que precisaram desenvolver e quais objetivos terão de ser alcançados. O professor pode propor uma avaliação em conjunto com a turma, isto é, os alunos também podem avaliar o trabalho dos colegas, dessa forma irão desenvolver senso crítico.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Agradecemos a sua participação!