domingo, 25 de novembro de 2012

Plano de Aula: Como é Comemorado o Natal no Mundo


Projeto no Carmelinha
Tema: Como é comemorado o natal no mundo.
Objetivos: Conhecer como o natal é comemorado em outros países.
Identificar diferenças e igualdades de cada país.
Expor suas vivências natalinas.
Valorizar cada modo de comemoração natalina.
Refletir sobre as características de cada família festejar.

Desenvolvimento:

1º momento: Apresentar as diferentes formas de comemorar o natal em diversos países.
Traçar um paralelo entre as comemorações dos outros países com o nosso, observando diferenças e igualdades.
2º momento: Criar um desenho que mostre como é comemorado o natal na casa de cada um.
Apresentar para turma o desenho e uma breve explicação de como é festejado o natal em sua casa.
3º momento: Refletir que mesmo que cada país tenha o seu perfil de comemoração, cada família cria uma característica própria que diferencia uma da outra.



Material de Pesquisa


O Natal é uma festa comemorada no mundo inteiro, independente do idioma, da raça, da condição econômica ou da idade. Esta comemoração é universal e cada país segue sua tradição, respeitando suas lendas e seus costumes.

Inglaterra - Comemorando o Natal a mais de mil anos, a Inglaterra pode ser considerada expert em festejar a data. Assim como no Brasil, a tradição do país engloba a troca de presentes, pinheiros decorados e músicas natalinas. 

Austrália – O Natal dos australianos lembra a origem britânica do país. Sendo assim, os elementos festivos remetem à cultura inglesa. Há, porém, uma diferença interessante. Por ser um país quente, alguns costumam comemorar o Natal nas belas praias australianas. 

Suécia  – Na Suécia e nos demais países escandinavos, o Natal coincide com as comemorações do Dia de Santa Luzia. Por conta disso, as festas começam no dia 13 de dezembro. Esta data é marcada por devotos, que participam de uma procissão empunhando tochas acesas. 

Finlândia  – Neste país há pelo menos dois costumes que causam estranhamento. O primeiro é que os finlandeses costumam frequentar saunas na véspera de Natal. O segundo é a tradição de homenagear os entes falecidos nos cemitérios. 

Rússia  – Durante o regime comunista, as árvores de Natal foram banidas da Rússia para serem substituídas por árvores de Ano Novo. O Natal é comemorado 13 dias após a festividade ocidental. Segundo a tradição do país, a ceia deve ter mel, grãos e frutas, mas sem adegustação de carnes.

Japão – Do outro lado do mundo, com população de apenas 1% cristã, a festividade de Natal só ganharam força por questões econômicas. A tradição foi influenciada pelos Estados Unidos após a Segunda Guerra.

Iraque – O Natal do Iraque também é comemorado de forma acanhada. Os poucos cristãos do local festejam a data com a leitura da Bíblia em família. Outros realizam o “toque da paz”, uma espécie de bênção que as pessoas recebem de um padre.

África do Sul – Na África do Sul o Natal acontece no verão, quando a temperatura chega a passar dos 30 graus. Por conta do calor, os banquetes natalinos acontecem nos jardins ou no quintal. As árvores e os presentes de natal são obrigatórios.

Alemanha - Além dos eventos comuns a outros países, na Alemanha quatro domingos antes do Natal as famílias se reúnem para fazer uma coroa com quatro velas, a Coroa do Advento. Nos domingos seguintes as velas são acesas, uma a cada domingo. Outra tradição diferenciada é o ato de enfeitar as árvores com pequenas bolachas cobertas de glacê colorido, as pfefferkuchen.

Bélgica - Já no dia 4 de dezembro Papai Noel, São Nicolau, sai visitando as crianças e pergunta quem se comportou bem. Dos dias mais tarde, no dia 6, ele deixa presentes nas cestinhas deixadas pela criançada perto da porta. Algumas crianças deixam cenouras nas cestinhas para as renas do bom velhinho.
Brasil - As comemorações natalinas não fogem ao padrão de outros países com a maior parte da população católica. Nessa época não pode faltar árvore de Natal decorada com bolas, pisca-pisca e, como o País é muito grande, em determinadas regiões são utilizados produtos locais como enfeites. Na ceia tem o tradicional peru, pernil, as indispensáveis rabanadas e frutas variadas. No dia 24 as famílias e os amigos se reúnem e trocam presentes. Os católicos praticantes não faltam à Missa do Galo.
Espanha - O presépio é o símbolo máximo da época. Ele é feito por adultos e crianças, alguns são representados por pessoas e à meia-noite do dia 24 uma vela é acesa para iluminar o Menino Jesus.

Estados Unidos - No Natal dos americanos não há ceia e a degustação do tradicional peru e a reunião familiar acontecem na hora do almoço. Os presentes são abertos na manhã do dia 25. Uma das características mais marcantes da data é a luminosidade. Há luzes em todos os lugares, ruas, árvores, casas, prédios e lojas.

Etiópia - A comemoração natalina acontece no dia 6 de janeiro. No Brasil e em outros países cristãos, Dia dos Santos Reis, ou simplesmente Dia de Reis. O ritual mais importante é um jogo, o Ko-lee, os garotos buscam gravetos secos na floresta, descascam-nos, passam um óleo, transformando-os em tacos e jogam utilizando uma bola de madeira. O jogo se assemelha ao hóquei. De acordo com a história local o episódio é para lembrar os pastores que jogavam na noite em que o Menino Jesus nasceu.
França -  Uma das características mais marcantes dos festejos de fim de ano dos franceses é a repetição do ritual. Eles fazem a mesma festa para o Natal e para o Ano Novo. Nas duas datas há troca de presentes, eles comem os doces típicos, que são feitos de marzipã, coberto com chocolate e tem o formato de tronco de árvore. O nome da iguaria é buche. Também existe a tradição de queimar uma tora de madeira da noite do Natal até a virada do ano. De acordo com a lenda o ritual garante boa colheita o ano inteiro.


Grupo 5: Aline Santos, Alessandra Oliveira e Amanda Batista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Agradecemos a sua participação!