terça-feira, 3 de julho de 2012

EXEMPLO E SIMULAÇÃO DE UM PROJETO DE FESTA JUNINA PARA O BIMESTRE COM UMA PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA II


ÍNDICE INICIAL
 
Esclarecimento aos pais sobre a proposta do 2º bimestre no Conselho de Classe.
Fotografar todas as atividades realizadas durante o bimestre para montagem de painel expositivo.
A cada etapa realizar o acompanhamento do portfólio realizado pelas turmas maiores.

Data 07/05  a 20/05
- Bilhete para os pais sobre propostas e objetivos para o 2º bimestre – colar na agenda
- Afixar esse informativo no mural de entrada da escola – ETP
- Pensar e organizar com as turmas, como será feita a campanha  para recolher material reciclável, quais materiais serão recolhidos e onde poderemos guardar. Escolher um nome para a campanha.
Recordando o momento “Detonador”
Apresentação do vídeo: Reportagem sobre  a Rio +20. O que acharam da reportagem? Refletir e discutir com  a turma o que vem a ser Desenvolvimento Sustentável e como organizar uma Festa Junina participando dessa proposta.
Organização do Tema que será trabalhado no período de 07/05 a 20/05 por assuntos
Rio+20
Meio Ambiente – conceito
Material reciclável – conceito
Vegetais
Coleta Seletiva e a produção do lixo - em sala  de aula e entre as turmas/ Reciclagem
Linguagem Oral e Escrita – Imagem (turmas menores) e reportagem (turmas maiores)
Interpretação de textos diversos
Resgate da cultura
História e origem da Festa Junina
Situações-problema - envolvendo as atividades e assuntos trabalhados no período: metade, divisão, fração, subtração (Quanto falta para? Quanto irá sobrar? Quanto vou precisar? Sistema de Medidas
Objetivos
Conhecer a origem histórica da Festa Junina;
Comparar como a Festa Junina era realizada com a Festa Junina atual;
Valorizar a Festa Junina enquanto produção cultural, construída historicamente, apresentando modificações de acordo com cada época;
Trabalhar com situações-problema relacionadas ao tema, buscando soluções e realizando ações que envolvam investigação, trabalho em grupo desenvolvendo ou aprofundando alguns conceitos como, metade, divisão, fração, unidade de medida, subtração, multiplicação e soma;
Produzir e ter contato com textos de tipologias diversas;
Perceber a diferença dos textos trabalhados, vivendo a função social da escrita;
Vivenciar de modo lúdico, algumas atividades realizadas nas Festas Juninas tradicionais;
Construir paródias a partir de alguns ritmos nordestinos escolhidos pela turma, sobre o tema Meio Ambiente,
Decidir um local apropriado para armazenar o material reciclado recolhido através da campanha;
Escolher um nome para a campanha;
Elaborar lista de materiais recicláveis;
Visitar o Jardim Botânico.

Data 21/05 a 15/06
- Início da campanha para coleta de material reciclável que será utilizado na Festa Junina.
- Envio de bilhete sobre a vestimenta da Festa: Reaproveitando a caipira antiga com a utilização de material que se tem em casa. No dia da Festa ocorrerá o Desfile Caipira. O casal mais criativo ganhará um prêmio.
- Escolha das atividades, barraca e ornamentação que susbtituirão através da confecção com material reciclável, as atividades tradicionais e ornamentos da Festa Junina.
- Início do Ensaio das Apresentações
Organização do Tema que será trabalhado no período de 21/05 a 15/06 por assuntos
O Nordeste Brasileiro - Festa Junina comemorada no Brasil, principalmente na região do Nordeste, onde se enraizou
A importância e influência da Festa Junina para a cultura brasileira - A relação entre cultura e ambiente: hábitos,  costumes, produção cultural etc.
Ecossistema e Biodiversiade
Animais
Coleta Seletiva e Recursos Naturais
Lixo Orgânico e Inorgânico
Interpretação e Produção de texto. Gramática e ortografia
Situações-problema envolvendo as atividades reallizadas: metade, divisão, fração, subtração (Quanto falta para? Quanto irá sobrar? Quanto vou precisar? Sistema de Medidas. Gráficos. Formas Geométricas
Localização
Objetivos
Conhecer a origem histórica da Festa Junina;
Valorizar a Festa Junina enquanto produção cultural, construída historicamente, apresentando modificações dependendo da região em que é realizada;
Localizar as diversas regiões do Brasil no mapa;
Conhecer os estados que fazem parte da Região Nordeste;
Trabalhar com situações-problema relacionadas ao tema, buscando soluções e realizando ações que envolvam conceitos como, metade, divisão, fração, unidade de medida, subtração, multiplicação e soma;
Montar Gráficos;
Ler gráficos;
Expressar sua criatividade artística através da chamada Arte popular utilizando materiais recicláveis;
Conhecer algumas produções artísticas e culinárias do Nordeste;
Diferenciar lixo orgânico de inorgânico;
Iniciar a campanha da coleta;
Coletar o material de forma seletiva, separando os materiais doados;
Escolher as atividades que serão desenvolvidas nas barracas, as brincadeiras e o material que será utilizado para ornamentar;
Decidir quais turmas ficarão responsáveis pela elaboração das brincadeiras, barraca ou ornamentação;
Iniciar os Ensaio das danças;
Elaborar material para as barracas;
Confeccionar material para a ornamentação da festa;
Visitar uma fazendinha, conhecer alguns animais e suas características;
Compreender que os animais são importantes para o planeta e para todos nós;
Identificar atitudes do homem agindo na natureza que prejudicam os animais, levando-os à extinção;
Compreender que a extinção dos animais prejudica a harmonia e funcionamento do planeta.





PROFESSORA MARISTELA


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Agradecemos a sua participação!