segunda-feira, 3 de setembro de 2012

PROJETO LITERANDO



Literando


Apresentação

Este projeto tem por finalidade despertar nos alunos o interesse pela leitura e escrita.


Justificativa

Tendo em vista as dificuldades apresentadas pelas turmas na construção da leitura e escrita, surgiu a ideia de criar um projeto cuja finalidade é despertar o interesse dos alunos pela leitura e escrita, estimular o ima-ginário e compreender o que eles sentem e pensam, fazendo um paralelo entre o fictício com a realidade atual.


Enunciação do desafio pedagógico

São alunos criativos, críticos, agitados e com oralidade desenvolvida, no entanto apresentam dificuldades na construção da escrita e leitura, assim sendo, este projeto pretende incentivá-los a produzirem textos com diversas temáticas, onde os mesmos possam de forma lúdica desenvolver suas habilidades e compe-tências, e desde modo despertar o gosto e o hábito pela leitura e escrita.


Objetivos

. Utilizar aas diferentes linguagens - verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal – como meio para produzir, expressar e comunicar suas ideias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação.

. Valer-se da linguagem para melhorar a qualidade de suas relações pessoais, sendo capazes de expressar seus sentimentos, experiências, ideias e opiniões, bem como de acolher, interpretar e considerar os dos outros, contrapondo-os quando necessário.

. Utilizar a vivência do aluno no contexto que vise o desenvolvimento da leitura e escrita.

. Selecionar vários gêneros literários para serem lidas e discutidas em grupo.

. Desenvolver a produção de textos com diversas temáticas.

. Estimular o senso crítico e a criatividade.

. Despertar o gosto pela leitura.

. Valorizar suas produções, como obras literárias.

. Reconhecer algumas histórias infantis.

. Utilizar a técnica de dramatizar e fazer recontos.

. Oportunizar a criatividade, imaginação, humor, ilusionismo.

. Desenvolver o hábito de ouvir com atenção.

. Enriquecer e ampliar o vocabulário.

. Intervir, posicionar, julgar e modificar historinhas e contos.

. Desenvolver o pensamento lógico e a rapidez de raciocínio.

. Permitir a livre expressão.

. Promover e estimular a linguagem oral.


Competências

. Capacidade para ler e escrever com autonomia.

. Capacidade em produzir textos escritos adequados à situação presente.


Componentes curriculares

Poderá ser trabalhado com as demais disciplinas curriculares, porque a construção da leitura e escrita é um processo lento, sistemático e contínuo.


Meta

Este projeto tem como meta desenvolver e incentivar nos alunos o prazer de ler e escrever, garantindo benefícios reais para as dificuldades apresentadas por eles.


Estratégias

. Leitura e escrita de obras literárias, individuais e coletivas

. Debate sobre as informações contidas nas obras literárias e nos textos.

. Elo comparativo dos problemas apresentados nas obras literárias, com as vivências dos alunos.

. Realização de oficinas.


Prazos

Durante o 2º semestre de 2012.


Locais

Nas salas de aula, sala de artes, auditório e pátio interno.

Responsáveis e atribuições

Professoras Katya, Amanda e Priscila.


Recursos materiais

Quadro branco

Papel ofício, papel pardo e cartolina

Livros didáticos e paradidáticos

Materiais artísticos

Cópias de textos

Computador

Impressora

Câmera fotográfica digital para o registro dos trabalhos


Recursos humanos

Professores

Alunos do 4º e 5 ºano


Providências para obtenção dos recursos

Os recursos serão providenciados pela equipe da Unidade Escolar.


Avaliação

A avaliação será contínua e baseada na observação e registro da construção da leitura e escrita.
A participação dos alunos, em grupo, também será avaliada e registrada em relação ao uso da responsabilidade e integração.


Conclusão

Com este projeto espera-se que os alunos desenvolvam a construção da leitura e escrita de forma prazerosa.


Referências bibliográficas

SEEDUC.  Diretrizes Curriculares – Anos Iniciais do Ensino Fundamental – Fevereiro 2010.

SEEDUC. Proposta Curricular: Um Novo Formato – Língua Portuguesa – Fevereiro 2010.

Revista Nova Escola – Ano XXV – nº 234 – Agosto 2010.

MEC - PCNs – Parâmetros Curriculares Nacionais.

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF,1998.

http://cantinhodassugestoes.blogspot.com.br


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