domingo, 30 de setembro de 2012

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA - ADAPTAÇÃO A DAMA E O VAGABUNDO/ GRUPO 8


A DAMA E O VAGABUNDO

Nina é uma menina de família muito rica, onde seus pais são grandes empresários, donos de uma mega empresa. Sendo eles muito bem sucedidos, sempre investiram nos estudos de sua filha, para que mais tarde possa assumir seus negócios. Porém, Nina tinha um sonho muito pertinente em sua vida; tornar-se professora de uma das maiores universidades do mundo, PUC.
Certo dia indo à faculdade, acidentalmente acaba atropelando um jovem, aparentemente muito “irritado”, que atravessou a rua antes do sinal fechar. Então, a mesma sai do carro e vai em direção a ele.

- Ei, ei, você está bem? Pergunta Nina bastante preocupada
- Estou né. Você não olha por onde anda? Ainda por cima dirige muito mal.
- Eu sou ótima motorista, você que não presta atenção por onde anda, seu tolo!
- Eu?! Ah, faça-me um favor, sua patricinha.
- Hmpf. Eu deveria ter o deixado caído aí mesmo, seu estúpido.

Assim, Nina entra em seu carro e vai para sua faculdade.

Leleco por sua vez, estava em direção a sua casa, pois como de costume, matava aula para ir à praia. Chegando em casa, Leleco vai para o seu quarto, onde ficava apenas no computador e no videogame. Raramente pegava em livros para ler. Sua mãe, Dona Carminha, ao chegar em casa estava bastante aborrecida por mais uma vez ter sido chamada no colégio, pelas besteiras de Leleco. Com isso, vai direto tirar satisfações com seu filho.

- Leleco! Mais uma vez no videogame? Onde você está indo esses dias que não é à escola?
- Ah, mãe. Vou à praia, estudar para quê? Somos pobres, vamos morrer pobres.
- Não! Eu me mato para você ter um futuro melhor e é assim que me retribui? Estou decepcionada.

Muito irritado, Leleco que morava em sua casa, no Morro do Divino, localizado perto da Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, acaba saindo e indo à praia.

Voltando da faculdade, Nina vai encontrar algumas amigas em um Luau, onde acaba por coincidência encontrando novamente aquele jovem. Logo que a vê, Leleco a reconhece e mais calmo se desculpa pelo ocorrido mais cedo. Nina vendo que o mesmo estava sozinho na praia, acaba o convidando para participar do Luau como seu acompanhante. Depois de certo tempo eles afastam-se da multidão e vão conversar.

- Onde você mora? Pergunta Leleco
- Logo ali em frente. Responde nina, apontando para um condomínio de Luxo – E você, onde mora?

Muito envergonhado de onde mora, ele exclama:

- Moro aqui perto, porém tive uma grande briga familiar e não quero dormir em casa hoje.
- Poxa! Mas você pode dormir lá em casa; é grande e tem bastante espaço.
Sem muita opção ele aceita e espera o fim da festa, sempre com os olhares preconceituosos dos amigos.
Chegando a casa de Nina, ela acaba tendo uma pequena discussão com seu pai por não querer a visita do “tal” amigo que aparentemente era muito pobre.

- Quem é esse moleque Nina? – Pergunta seu pai
- É um amigo, que não tem onde dormir. Quebra esse pai.
- Nem pensar Nina, ele é um desconhecido.
- Eu confio nele.
- Não e não! – Diz o pai, muito furioso.
- É sempre assim, eu me mato de estudar por você, faço sempre o que você quer, nunca sigo o meu sonho e não tenho o direito de nada!
- Está bem, Nina. Só dessa vez – sede o pai.

Tendo deixado, ela apresenta a casa para Leleco, que fica extasiado. Com o passar do tempo, eles começam a conversar e conhecem-se melhor, até que então, Nina conversa sobre o seu sonho.

- Tenho um grande sonho, me tornar professora da PUC, porém meu pai só quer que eu assuma a empresa dele.
- Eu sou diferente, aquele dia na praia eu estava fazendo o que sempre faço: matar aula. Odeio estudar.

Nina então intervêm.

- Por que não gosta de estudar?
- Porque é chato e nunca adianta.
- Você está totalmente errado! Estudar é o principal meio de conseguir uma vida melhor.
- Isso tudo é bobeira, vocês ricos sempre conseguem as coisas com mais facilidade.
- Pode até ser, porém para isso, tivemos de estudar muito.
- É! Sei, sei.

Depois de muita conversa, Nina faz uma proposta para ajudá-lo.

- Quer que eu o ajude a estudar?
- Não! Eu nunca fui bom na escola e não serei agora, com a sua ajuda. Pode desistir.
- Não seja pessimista, você tem potencial. Basta querer.

Após muita insistência, Leleco acaba cedendo.
Com o passar do tempo, a freqüência e as notas de Leleco acabam sendo superado cada vez mais, até o ponto de se tornar o melhor aluno da classe, deixando assim, Carminha e Nina orgulhosas.
Nina por sua vez, acaba ganhando uma oportunidade de ouro, para estudar Pedagogia na PUC e depois de conversar com seu pai, concorda que o melhor para ela, seria esse e a deixa seguir seu sonho.

O tempo passa, Nina consegue se formar como melhor aluna e recebe o convite para trabalhar na PUC.
Já Leleco, cursa Faculdade de Engenharia e é convidado pelo Pai de Nina, para trabalhar com ele.

Desenvolvimento:

Conversar com os alunos sobre o que acharam da história, do que entenderam e saber quais são os seus sonhos e o que eles têm feito para alcançá-los.


Grupo 8:

Juliana Sousa, Luiz Claudio, Raquel França e Thylara Dantas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Agradecemos a sua participação!