terça-feira, 1 de maio de 2012

BIBLIOFILIA

                       BIBLIOFILIA

http://www.youtube.com/embed/1EXZBOdMuI0   

 Conceito:
 O que é livro?
          Livro é um volume transportável, composto por páginas encadernadas, contendo texto manuscrito ou impresso, com imagens ou sem imagens. O livro é um produto intelectual e encerra  conhecimento e expressões individuais ou coletivas. Hoje éum produto de consumo.

A história do livro:
              A história do livro é uma história de inovação do passar do tempo que permitiram a melhora da conservação e do acesso á informação. A história do livro esta ligada ás contingências políticas e econômicas  e á história de ideias e religiões.
           Os primeiros suportes utilizados para a escrita foram tabuletas de argila ou de pedra. Logo seguida veio o Khartés (volumen para os romanos) que era um cilindro de papiro
que era desenrolado conforme ia sendo lido, e o texto em colunas na maioria das vezes.
          Aos poucos o papiro é substituído pelo pergaminho,  a vantagem era que ele se conserva por mais tempo. O volumen também foi substituído pelo códex que era uma compilação de paginas. O códex surgiu entre os gregos para escrever suas leis porém foi aperfeiçoado pelos romanos.
          Uma consequência fundamental do códice é que ele faz com que se comece a pensar no livro como objeto, identificando definitivamente a obra com o livro.
       Na idade Média o livro continua a evoluir com o aparecimento de margens e paginas
em branco. Também surge a pontuação, o uso de letras maiúsculas e a presença de índices, sumários e resumos,  e na categoria de gêneros, além do didático surgem os florilégios.
      Na idade moderna  surgiu a imprensa que desenvolveu a técnica de tipografia, da qual dependia a confiabilidade do texto e a capacidade do mesmo. As necessidades do tipo móvel exigiram um novo desenho de letras.O primeiro livro a ser impresso foi a Bíblia
   Na idade Moderna aparecem livros cada vez mais portáteis, inclusive os livros de bolso. Estes livros passam a trazer novos gêneros: o romance, a novela, os almanaques.
       

A importância do livro:
      O livro é fundamental para o desenvolvimento das sociedades e para o crescimento intelectual de cada um. É ele que nos permite registrar fatos importantes da história e repassar os fatos em diante.
    Além de levar conhecimento de geração a geração, o livro tem uma importância na disseminação do conhecimento de uma mesma geração. É o acesso ao conhecimento que possibilita o crescimento tanto intelectual quando financeiro.
O livro é o principal responsável pela sociedade que se tem hoje.

 A evolução e Tecnologia:
         Final do século XX surgiu o livro eletrônico, que é um livro em um suporte eletrônico, o computador. Existem livros disponíveis para computador de mesa ou computadores de mão.A dificuldade do livro é que a leitura num suporte de papel de 1.2 mais rápido do que no suporte eletrônico, porém pesquisas vem acontecendo no sentido de melhor a leitura com esses recurso.
Enquete:


Enquete: http://www.enquetes.com.br/popenquete.asp?id=1026269


Turma: 4004
Grupo: 2
Alunas: Bárbara Catarine, Munique Meirelles, Queila Silva, Stephanie Correa e Thais do Nascimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Agradecemos a sua participação!