Data
07/05 a 20/05
-
Bilhete para os pais sobre propostas e objetivos para o 2º bimestre – colar
na agenda
-
Afixar esse informativo no mural de entrada da escola – ETP
-
Pensar e organizar com as turmas, como será feita a campanha para
recolher material reciclável, quais materiais serão recolhidos e onde
poderemos guardar. Escolher um nome para a campanha.
Recordando
o momento “Detonador”
Apresentação do vídeo: Reportagem sobre
a Rio +20. O que acharam da reportagem? Refletir e discutir com a turma
o que vem a ser Desenvolvimento Sustentável e como organizar uma Festa Junina
participando dessa proposta.
Organização do Tema que será
trabalhado no período de 07/05 a 20/05 por assuntos
Rio+20
Meio Ambiente – conceito
Material reciclável – conceito
Vegetais
Coleta Seletiva e a produção do lixo -
em sala de aula e entre as turmas/ Reciclagem
Linguagem Oral e Escrita – Imagem
(turmas menores) e reportagem (turmas maiores)
Interpretação de textos diversos
Resgate da cultura
História e origem da Festa Junina
Situações-problema - envolvendo as
atividades e assuntos trabalhados no período: metade, divisão, fração,
subtração (Quanto falta para? Quanto irá sobrar? Quanto vou precisar? Sistema
de Medidas
Objetivos
Conhecer a origem histórica da Festa Junina;
Comparar como a Festa Junina era realizada com a Festa
Junina atual;
Valorizar a Festa Junina enquanto produção cultural,
construída historicamente, apresentando modificações de acordo com cada
época;
Trabalhar com situações-problema relacionadas ao tema,
buscando soluções e realizando ações que envolvam investigação, trabalho em
grupo desenvolvendo ou aprofundando alguns conceitos como, metade, divisão,
fração, unidade de medida, subtração, multiplicação e soma;
Produzir e ter contato com textos de tipologias
diversas;
Perceber a diferença dos textos trabalhados, vivendo a
função social da escrita;
Vivenciar de modo lúdico, algumas atividades realizadas
nas Festas Juninas tradicionais;
|
Construir paródias a partir de alguns ritmos
nordestinos escolhidos pela turma, sobre o tema Meio Ambiente,
Decidir um local apropriado para armazenar o material
reciclado recolhido através da campanha;
Escolher um nome para a campanha;
Elaborar lista de materiais recicláveis;
Visitar o Jardim Botânico.
Data
21/05 a 15/06
-
Início da campanha para coleta de material reciclável que será utilizado na
Festa Junina.
-
Envio de bilhete sobre a vestimenta da Festa: Reaproveitando a caipira antiga
com a utilização de material que se tem em casa. No dia da Festa
ocorrerá o Desfile Caipira. O casal mais criativo ganhará um prêmio.
-
Escolha das atividades, barraca e ornamentação que susbtituirão através da
confecção com material reciclável, as atividades tradicionais e ornamentos da
Festa Junina.
-
Início do Ensaio das Apresentações
Organização do Tema que será
trabalhado no período de 21/05 a 15/06 por assuntos
O Nordeste Brasileiro - Festa Junina comemorada no
Brasil, principalmente na região do Nordeste, onde se enraizou
A importância e influência da Festa
Junina para a cultura brasileira - A relação entre cultura e ambiente:
hábitos, costumes, produção cultural etc.
Ecossistema e Biodiversiade
Animais
Coleta Seletiva e Recursos Naturais
Lixo Orgânico e Inorgânico
Interpretação e Produção de texto.
Gramática e ortografia
Situações-problema envolvendo as
atividades reallizadas: metade, divisão, fração, subtração (Quanto falta
para? Quanto irá sobrar? Quanto vou precisar? Sistema de Medidas. Gráficos.
Formas Geométricas
Localização
Objetivos
Conhecer a origem histórica da Festa Junina;
Valorizar a Festa Junina enquanto produção cultural,
construída historicamente, apresentando modificações dependendo da região em
que é realizada;
Localizar as diversas regiões do Brasil no mapa;
Conhecer os estados que fazem parte da Região Nordeste;
Trabalhar com situações-problema relacionadas ao tema,
buscando soluções e realizando ações que envolvam conceitos como, metade,
divisão, fração, unidade de medida, subtração, multiplicação e soma;
Montar Gráficos;
Ler gráficos;
Expressar sua criatividade artística através da chamada Arte popular utilizando materiais recicláveis;
Conhecer algumas produções artísticas e
culinárias do Nordeste;
Diferenciar lixo orgânico de
inorgânico;
Iniciar a campanha da coleta;
Coletar o material de forma seletiva,
separando os materiais doados;
Escolher as atividades que serão
desenvolvidas nas barracas, as brincadeiras e o material que será utilizado
para ornamentar;
Decidir quais turmas ficarão responsáveis
pela elaboração das brincadeiras, barraca ou ornamentação;
Iniciar os Ensaio das danças;
Elaborar material para as barracas;
Confeccionar material para a
ornamentação da festa;
Visitar uma fazendinha, conhecer alguns
animais e suas características;
Compreender que os animais são
importantes para o planeta e para todos nós;
Identificar atitudes do homem agindo na
natureza que prejudicam os animais, levando-os à extinção;
Compreender que a extinção dos animais
prejudica a harmonia e funcionamento do planeta.
|
|
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá!
Agradecemos a sua participação!