Dados de Identificação:
Escola:
Instituto de Educação Carmela Dutra
PROFESSORA:
Maristela
DISCIPLINA:
PPIP-EF
DURAÇÃO:
1 HORA
ANO/SÉRIE
: 4° Ano do Ensino Fundamental – TURNO: Manhã
GRUPO:
TEMA CENTRAL: Folclore
Conteúdos:
História: Folclore – resgate das brincadeiras de roda e
adivinhações
Artes: Expressão corporal, ritmo e musicalidade.
Matemática: Raciocínio
Lógico
Português: Oralidade e vocabulário.
Objetivos:
Expressar
oralmente seu conhecimento sobre Folclore;
Falar
sobre suas preferências em relação a brincadeiras e brinquedos cantados;
Identificar
cantigas de roda;
Brincar
em cantigas de roda;
Vivenciar
a Cultura Folclórica, suas tradições e manifestações.
Valorizar
a cooperação pelo trabalho em grupo;
Aprender
a Trabalhar em grupo, respeitando as diferenças;
Estimular
o Raciocínio Lógico.
Desenvolvimento:
1°
momento
Com a
turma disposta em círculo, iniciaremos a atividade perguntando sobre o que
entendem por folclore, realizando uma sondagem oral do conhecimento da turma
sobre o assunto.
Após,
falaremos sobre as cantigas de roda:
Quem sabe
o que é uma cantiga de roda? Quem gosta de brincar de roda? Vocês brincam como?
Quais brincadeiras vocês gostam?
Explicar
ao grupo o que são as cantigas de roda, ou seja, brinquedos cantados, que são
passados de geração a geração ao longo do tempo. Alguns se modificam, pois de
acordo com o local, com o passar do tempo, as letras e as brincadeiras vão
sendo modificadas e transformadas por todos nós.
Apresentar
a cantiga ‘ A linda rosa juvenil’, realizando a interpretação do brinquedo
cantado na forma de teatrinho, conforme a cantiga.
Propor a
participação das crianças na roda, brincando de cantigas sugeridas pelo próprio
grupo.
2°
momento
Em sala,
organizaremos a turma em dois grandes grupos e explicaremos a proposta da
atividade. Perguntaremos:
Vocês
sabem o que são adivinhações?
Explicaremos
a atividade. Cada grupo terá a oportunidade de responder uma adivinhação, caso
não consiga, a oportunidade passará para o outro grupo. O grupo vencedor será o
que mais adivinhações responder.
Recursos:
Máscaras,
cantigas, adivinhações, quadro branco, caneta, e a revista: “Ciência Hoje
das Crianças”
Avaliação
e Observações Gerais:
A partir
da produção e participação do grupo durante toda atividade desenvolvida.
Importante:
A turminha a partir da conversa percebeu que tem brincado pouco, ficando muitas
horas vendo TV, ou ainda, acessando o computador. Com isso, as brincadeiras em
grupo, a troca, a cooperação e o prazer em estar junto e brincar vem se
perdendo. Vivências essas que nosso Folclore proporciona e que são necessárias
a todos nós, adultos e crianças.
Após
termos feito as adivinhações com a turma, as crianças desejaram brincar conosco
de adivinhações, no caso, elas nos fizeram diversas perguntas para que fossem
respondidas por todas nós do grupo. Isso nos proporcionou maior interação e
mostrar a elas, que todos podemos brincar e aproveitar , adultos e crianças,
além da importância que devemos sempre dar à produção popular.
A Linda Rosa Juvenil
Cantigas Infantis
A linda rosa juvenil, juvenil, juvenil
A linda rosa juvenil, juvenil
Vivia alegre em seu lar, em seu lar, em seu lar
Vivia alegre em seu lar, em seu lar
E um dia veio uma bruxa má, muito má, muito má
Um dia veio uma bruxa má, muito má
Que adormeceu a rosa assim, bem assim, bem assim
que adormeceu a rosa assim, bem assim
E o tempo passou a correr, a correr, a correr
E o tempo passou a correr, a correr
E o mato cresceu ao redor, ao redor, ao redor
E o mato cresceu ao redor, ao redor
E um dia veio um belo rei, belo rei, belo rei
E um dia veio um belo rei, belo rei
Que despertou a rosa assim, bem assim, bem assim
que despertou a rosa assim, bem assim
Batemos palmas para o rei, para o rei, para o rei
batemos palmas para o rei, para o rei
A Linda Rosa Juvenil
Cantigas Infantis
A linda rosa juvenil, juvenil, juvenil
A linda rosa juvenil, juvenil
Vivia alegre em seu lar, em seu lar, em seu lar
Vivia alegre em seu lar, em seu lar
E um dia veio uma bruxa má, muito má, muito má
Um dia veio uma bruxa má, muito má
Que adormeceu a rosa assim, bem assim, bem assim
que adormeceu a rosa assim, bem assim
E o tempo passou a correr, a correr, a correr
E o tempo passou a correr, a correr
E o mato cresceu ao redor, ao redor, ao redor
E o mato cresceu ao redor, ao redor
E um dia veio um belo rei, belo rei, belo rei
E um dia veio um belo rei, belo rei
Que despertou a rosa assim, bem assim, bem assim
que despertou a rosa assim, bem assim
Batemos palmas para o rei, para o rei, para o rei
batemos palmas para o rei, para o rei
Grupo 3: Lucas Ribeiro,Mariana Regina,Priscylla Pinheiro,Rayanne Nunes,Rayssa GomesThalita Gaia e Wellington Santos.
Grupo4: Beatriz Martins,Lyvia Nogueirol,Marcelly Sousa,Thamara Marciel ,Thayná Alexandre e Tayanne Martins.
Grupo5: Alessandra,Aline e Amanda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá!
Agradecemos a sua participação!