PLANO DE AULA
Rio de Janeiro, 26 de agosto de 2012.
1 - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
ESCOLA: Instituto de Educação Carmela Dutra
PROFESSOR (A): Maristela Motta
DISCIPLINA (S): PPIP-EF
DURAÇÃO:
ANO/SÉRIE: 4ºano do Ensino Fundamental – TURNO: Manhã
2 - TEMA CENTRAL: Folclore
3 - CONTÉUDO(S):
Português, Matemática, História e Artes.
4 - OBJETIVOS:
Expressar-se através da fala, expondo
oralmente suas vivências e conhecimentos sobre o tema Folclore;
Brincar de adivinhações trabalhando o
raciocínio e ampliando seu contato com as adivinhações;
Escrever sobre um mito do Folclore
brasileiro, mostrando seus conhecimentos e vivências através do registro
escrito;
Reconstruir coletivamente uma história com
personagens do Folclore Brasileiro, oportunizando a ampliação de vocabulário, a
troca de ideias e o desenvolvimento do raciocínio lógico, promovendo a
iniciativa e a cooperação no grupo;
Valorizar a próprias produções e do grupo,
trabalhando o respeito às diferenças;
Valorizar a cultura popular;
Expressar-se através do desenho a partir de
figuras humanas recortadas de revista, criando personagens do Folclore
Brasileiro incentivando a criatividade, iniciativa e autoestima;
Construir texto coletivo a partir da Técnica do Disparates.
5 - DESENVOLVIMENTO:
Apresentação de ambas as partes. Conversar um pouco com os
alunos sobre o que aprenderam com os outros grupos sobre o Folclore e fazer
duas atividades. O Disparate e o trava-línguas.
O Disparate é feito através de perguntas individuais, onde será
anotado em uma folha, podendo ser de ofício ou não, e a cada resposta, ir
dobrando o papel, para ao final, ver qual história montamos, referente ao tema
Folclore.
O Trava-línguas serão divididas em dois grupos e ver qual o
grupo consegue pronunciar melhor e mais rápido
6 - RECURSOS:
Livro - Bazar do folclore; papel de ofício, lápis de cor,
figuras de pessoas recortadas de revista e coladas em folha ofício, folha
ofício com três personagens do folclore, giz de cera, lápis, borracha,
cartolina e caneta de quadro.
7 - AVALIAÇÃO E/OU OBSERVAÇÕES GERAIS:
Através das produções e
participação da turma nas atividades propostas.
Considerações posteriores:
Os Alunos já estavam
interados das lendas folclóricas.
GRUPOS:
6, 7 e 8.
ALUNOS(AS:
Grupo 6:
Darliane Gomes, Ester
Cândida, Larissa Pimentel, Mariana Coutinho, Natália Machado e Thaís Ribeiro.
Grupo 7:
Camila Braga,
Caroline Rita, Daniela, Raquel Silva e Rayanne Fernanda.
Grupo 8:
Luiz Claudio, Raquel
França e Thylara Dantas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá!
Agradecemos a sua participação!