Comidas Típicas da Festa Junina
Conta a história que as comemorações juninas surgiram na época pré-gregoriana, em comemoração à fartura das colheitas, no solstício de verão, onde faziam-se uma grande festa pagã para agradecer a fertilidade da terra. Essa festa era realizada no dia vinte e quatro de junho.
Aos poucos a festa foi sendo difundida por todo o Brasil, tendo chegado ao nosso país através da colonização dos portugueses.
Nessa data o milho está em evidência em nossas plantações, sendo a base de todos os alimentos consumidos nas festas juninas.
Dentre tantos pratos deliciosos podemos destacar a canjica, o curau, a pipoca, a pamonha, o bolo de milho, o caldo de milho, milho cozido, dentre outros. Porém, não são apenas esses alimentos que compõem a culinária da festa.
Dependendo da região onde for realizada, a festa junina apresenta um caráter peculiar com a cultura da localidade.
Várias são as opções para se fazer uma boa festa junina. O mané-pelado é um bolo feito de mandioca crua, ralada; a paçoquinha é feita de amendoim torrado, bolacha de maisena e leite condensado; a maçã do amor é uma maçã mergulhada em calda de açúcar, com um cabo de palito de picolé; bolo de coco; cachorro-quente, o delicioso pãozinho com molho e salsicha; pé de moleque, feito com rapadura e amendoim torrado; pinhão cozido, uma castanha característica do sul e o famoso quentão, feito com gengibre, canela e pinga.
As festas juninas são conhecidas como características da igreja Católica Apostólica Romana, por manter culto de veneração a três santos: São João, Santo Antônio e São Pedro.
Dessa cultura religiosa surgiram as quermesse ou festas de barraquinhas, onde são vendidos esses deliciosos alimentos, além de artesanatos, a fim de arrecadar verbas para as benfeitorias da igreja.
Dessa cultura religiosa surgiram as quermesse ou festas de barraquinhas, onde são vendidos esses deliciosos alimentos, além de artesanatos, a fim de arrecadar verbas para as benfeitorias da igreja.
Essas festas também são conhecidas como festas de caridade e durante a realização das mesmas acontecem várias brincadeiras, também para se arrecadar fundos. São feitos pequenos leilões de alimentos, onde os lances chegam a valores bem maiores que os das prendas, mas somente para levar animação ao momento, além de fazer a doação para a igreja.
Mas o importante mesmo é se divertir e comer as delícias das festas juninas.
As principais bebidas e comidas de Festa Junina:
- Bolo de Milho Verde
- Baba de moça
- Biscoito de Polvilho
- Curau
- Pamonha
- Milho Cozido
- Suco de milho verde
- Quentão (bebida feita com gengibre, pinga e canela)
- Biscoito de Polvilho
- Batata Doce Assada
- Bom-bocado
- Broa de Fubá
- Cajuzinho
- Doce de Abóbora
- Doce de batata-doce
- Maria-mole
- Pastel Junino
- Pinhão
- Quebra Queixo
- Rosquinhas de São João
- Vinho Quente
- Suspiro
Algumas comidas e suas histórias:
Canjica
Em algumas regiões a canjica pode ser conhecida como mingau de milho branco ou curau. O prato é típico das festas juninas e pode ser produzido com farinha de milho branco ou milho verde ralado, sendo esse segundo o ingrediente mais tradicional da festa de São João.
Cocada
Existem vários tipo de cocada, todas com a base de coco ralado, variando com leite condensado, gemas, rapadura, leite de coco e até polpa de frutas.
Pamonha
Mais uma vez usando como matéria-prima o milho, a pamonha é o prato preferido de muita gente nessa data comemorativa. Existem Dois tipos de pamonha, a doce e a salgada, a primeira é basicamente o milho verde ralado com a adição de açúcar e a segunda adiciona leite e sal.
Arroz Doce
O doce é feito a base de arroz e leite, e tem origem árabe. Para incrementar a receita (e ficar ainda mais gostosa) pode ser adicionado leite condensado e temperos como canela, raspas de limão e cravo.
Bolo de Fubá
A farinha que dá origem ao bolo de fubá também é proveniente do milho e apesar de ser um prato tradicional da festa junina, o café da tarde de todo dia fica ótimo se acompanhado de um bolinho de fubá.
Pé de Moleque
Na região sudeste, o pé de moleque é um doce composto de amendoim com calda de açúcar, mais conhecido como rapadura. Já na região nordeste o nome é dado a um bolo que tem como ingredientes: mandioca, chocolate em pó, café, leite de coco, castanha de caju e etc.
Cuscuz
O cuscuz pode ser de milho, carimã ou tapioca, o prato é originário da África, mas é claro que a região nordeste do Brasil deu a sua cara e incrementou a receita. Ingredientes como sardinha, ovo, palmito, pimenta e molho de bacalhau dão um toque especial ao cuscuz das festas juninas brasileiras.
Quindim
Composto de gema de ovo, coco ralado e açúcar o quindim está presente nas padarias o ano todo, mas na festa junina o doce é indispensável!
Maçã do Amor
O doce mais romântico da festa junina é a maçã do amor, que pode ser simples, apenas com a calda vermelha por cima, ou cheia de novas experimentações como chocolate, granulado e etc. O resultado é sempre uma delícia!
Pipoca
Mais um quitutes que tem como matéria prima o milho, a pipoca tem tudo a ver com cinema, mas também é presença garantida nas festas juninas, seja ela salgada ou doce.
Qual das comidas típicas da festa junina, é a sua preferida?
SUGESTÃO DO GRUPO 6
RECEITA QUE PODE SER CONFECCIONADA COM A AJUDA DA PROFESSORA OU PROFESSOR NO ENSINO FUNDAMENTAL - 1º SEGMENTO
Grupo 6: Barbara Fernandes, Darliane Nascimento, Ester Cândida, Larissa Pimentel, Mariana Sancas, Natália Machado & Thais Ribeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá!
Agradecemos a sua participação!