Hoje falaremos um pouco sobre o:
CONTRATO PEDAGÓGICO
O que é o Contrato Pedagógico?
Trata-se da relação professor/aluno/saber.
O contrato didático é “o conjunto de comportamentos do professor que são esperados pelo aluno e o conjunto de comportamentos do aluno que são esperados pelo professor”. Nada mais do que “expectativas”, segundo Henry. Para ele o contrato é renovado e adaptado por intermédio de alguma forma de negociação. Os contratos didáticos sofrem influência dos contextos nos quais se estabelecem, já que a relação professor/aluno/saber sofre influência de fatores externos.
O contrato didático é um tipo de jogo no qual cada participante tem uma tarefa específica a executar e a não execução da tarefa, proposta a cada um, pode romper com o contrato. (Niquini,1999). Assim, percebe-se que o aluno é ator co-responsável pela construção do seu saber e, quando se empenha com responsabilidade alcança a maturidade e autonomia. Cada vez que na sala de aula vivenciamos o processo de ensinar e aprender, se instala um contrato – no qual o aluno vai construir seu conhecimento, mediado pelo professor.
Esse contrato Pedagógico envolve o aluno (sujeito da sua aprendizagem), o professor (mediador, importante lembrar que este mediador faz parte do processo, não é alguém que fica de fora observando e “deixando que de forma espontânea” o processo ocorra) e o conhecimento (não esquecer que ambos, professores e alunos têm uma bagagem de conhecimento). Esse acordo, esse Contrato Pedagógico é de responsabilidade de todos os contratantes. Por isso ele deve ser construído coma presença de todos os contratantes, o acordo é recíproco.
As ações do aluno no contrato:
Colaborar com o professor,
Sustentar as situações colocadas por ele,
Colaborar com os colegas,
Analisar e refletir sobre os conteúdos já adquiridos,
Responsabilizar-se pela construção do seu conhecimento.
Assumir que sua profissionalização se inicia ao entrar no IECD,
Entender que o perfil do profissional – hoje – passa pelas dimensões do Conhecimento, das Habilidades e das Atitudes.
¨ Conhecimento: é o saber. Conceitos, informações, teorias, fatos...
¨ Habilidade: é o saber fazer. É a aplicabilidade do saber, uma relação entre a teoria e a prática.
¨ Atitudes: é o saber ser, o saber conviver. Atitude profissional calcada em valores e na ética.Adotar posturas positivas,
Assumir com seriedade o seu papel no contrato pedagógico,
Conquistar a maturidade pessoal e intelectual,
Exigir o cumprimento do contrato pedagógico,
Ocupar seu espaço e dar sugestões para o crescimento da turma,
Valorizar as iniciativas que visem incrementar o contrato – aluno e professor.
Ótimo texto, parabéns!
ResponderExcluir