Instituto de Educação
Carmela Dutra
Grupo: 3 e 4
Alunos:
Beatriz Martins, Lucas Ribeiro, Lyvia Nogueirol, Marcelly de Souza, Mariana
Regina, Priscylla de Oliveira, Rayanne Nunes, Rayssa Gomes, Tayanne Cristina,
Thalita Gaia, Thamara Maciel, Thayná Alexandre e Wellington Santos.
Professora: Maristela
- O jogo do bingo contendo adição, subtração, cálculo mental, poderá ser realizado de diferentes formas. Apresentaremos duas opções:
·
Providencie
uma cartela de bingo contendo 15 números para cada aluno.
·
Em seguida, escreva uma operação de cada vez no quadro, se preferir fale
as operações para as crianças.
·
Os alunos
deverão fazer os cálculos mentais e quando encontrarem o valor deverão marcá-lo
na cartela, se preferirem, os alunos poderão anotar as operações no caderno,
resolvê-las e depois marcarem na cartela.
DOMINÓ
Material:
§
Papel
de rascunho;
§
Lápis para os
cálculos;
§
20
peças de dominó;
§
Tesoura sem ponta.
Jogadores: 2 ou 3 participantes.
Objetivo: Encaixar todas as peças que estiverem na mão.
Regras:
§
Embaralhar
e distribuir sete (7) peças para cada jogador. Se sobrarem peças, deixá-las
como reserva.
§
Decidir
quem inicia o jogo.
§
O
primeiro jogador vira uma peça sobre a mesa.
§
O
jogador da direita verifica se há em sua mão um peça contendo um resultado
igual a um dos resultados de peça que está sobre a mesa.
§
Se
houver, junta a sua ficha à da mesa, deixando encostados os resultados iguais.
§
Se
não houver, pega uma a uma peças da reserva, até encontrar uma peça que encaixe
com a da mesa.
§
Se
as peças da reserva acabarem, o jogador passa a sua vez para o próximo jogador.
Este procede da mesma maneira, buscando resultados iguais aos das extremidades.
Vencedor: o jogador que conseguir encaixar todas as suas
peças primeiro.
Plantando Feijão
Recordar
a história (que poderá ter sido trabalhada em aulas anteriores) intitulada
Catando Feijão, de Liliane Romanelli.
Realizar o plantio de
feijõezinhos com as observações colhidas durante o seu
desenvolvimento.
Combinar com os alunos que será feita a experiência de plantar feijões nos potes de iogurte, tendo o algodão no fundo dos mesmos embebecido em água.
Combinar com os alunos que será feita a experiência de plantar feijões nos potes de iogurte, tendo o algodão no fundo dos mesmos embebecido em água.
Observar
diariamente o desenvolvimento dos feijões e fazer o registro na folha que
ficará exposta no varal de trabalhos. (O plantio poderá ser feito numa
segunda-feira, a fim de que os alunos possam, por 5 dias consecutivos, fazer a
observação em conjunto).
Paralelamente
aos feijõezinhos plantados pelos alunos, fazer o plantio de três potes de
feijões. Um será colocado numa caixa fechada, outro ficará sem água e o outro
será cuidado todos os dias.
Comparar os resultados dos
feijõezinhos que ficaram sem água e sem luz.
Explicar a necessidade que os seres vivos têm do sol (calor) e da água para sobreviverem.
Explicar a necessidade que os seres vivos têm do sol (calor) e da água para sobreviverem.
Recursos Complementares
Após
uma semana, o feijão poderá ser plantado num vaso com terra ou na horta
escolar para que os alunos acompanhem o seu desenvolvimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá!
Agradecemos a sua participação!