quarta-feira, 28 de março de 2012

AULA COM OS GRUPOS 7 e 8 (28/03/2012)

No dia 28 de Março, houve mais um encontro em aula de grupo, onde foi passado pela professora Maristela duas novas dinâmicas interessantes que hoje ensinaremos aqui para vocês, o objetivo é realizar uma dinâmica de sensibilização para a construção do Contrato Pedagógico nas turmas do 1º segmento do Ensino Fundamental.

" O País imaginário"

Imagine que você descobriu um país jamais habitado. Qual três direitos e dos três deveres que você considera essencias para viver neste país ?

Cada aluno colocou três direitos e três deveres. As respostas foram surpreendentes e criativas.

Dando sequência à dinâmica passada da aula anterior, veja como é simples  e fácil realizar esta dinâmica.

" Em nome da arte... A arte do nome "

INSTRUÇÕES:


1º Dobre uma folha de ofício ao meio no sentindo vertical, utilize a " dobra " como " linha " e escreva seu nome .
2º Recorte em torno do nome com a folha ainda dobrada.
3º Abra a folha , através dessa forma crie "sua marca" . Sua marca será o resultado da sua criatividade ao criar uma figura a partir da forma que resultou de recorte de seu nome.












terça-feira, 27 de março de 2012

CONTRATO PEDAGÓGICO

Rio de Janeiro, 2012.
Instituto de Educação Carmela Dutra

                  CONTRATO PEDAGÓGICO 2012 - TURMA 4004
De comum acordo, com contribuição de ambos, os grupos do 1 ao 8 formularam deveres e direitos para o bom convívio da turma.
Segue a lista: 
1. Todos nós devemos nos respeitar e nos esforçarmos para manter um clima de companheirismo, promovendo a troca de conhecimentos e a aproximação de todos.
2. Evitar grupos ''fechados''.
3. Democratizar informações e ajudar a quem precisa. Compartilhar conhecimentos e vivências.
4. Ter organização com cadernos e trabalhos seguindo as orientações da professora. Manter o caderno em dia.
4.1.  Trabalhos caprichados: limpos e feitos com dedicação.
4.2. Trabalhos fora do prazo, apenas com justificativa. 
5. Pesquisar sobre assuntos relativos às aulas e ir além do que foi dado em sala. Seja curioso, arrisque, pesquise, investigue. 
6. Desenvolver o hábito da leitura.
7. Usar o dicionário.
8. Evitar faltas. Comunicar ao SOE o motivo das mesmas e trazer ao professor a determinação do SOE o mais rápido possível.
9. Que a professora saiba conduzir a turma incentivando ao estudo e a pesquisa. 
9.1. Que a professora seja paciente e compreensiva. 
10. Que as aulas sejam dinâmicas e que a turma demonstre interesse, maturidade e compromisso. 
11. Saber ouvir os colegas e a professora.
11.1 Saber falar com tranquilidade e expor suas ideias, respeitando os pontos de vista diferentes. 
12. As apresentações dos grupos acontecerão no decorrer das aulas e farão parte da prática pedagógica, os alunos vivenciarão a docência de várias formas.
15. Utilização de diversos espaços da escola, assim como, organização desses espaços, montando cartazes, organizando murais e campanhas dentro do espaço escolar.
16. Participar das aulas, não alimentar conversas paralelas e não fazer uso de mídias e aparelhos eletrônicos na hora da aula. 
17. Respeitar o momento físico e emocional de cada um.
18. Respeitar a apresentação do colega, que refere-se à evitar conversas paralelas e qualquer outra atitude que atrapalhe e desconcentre quem está se apresentando.
19. Ter cuidado com a sua postura e fala, não sentar nas mesas, estar uniformizado adequadamente e ao precisar sair de sala, comunicar o motivo.
20. Independente da sua escolha futura, respeitar o Colégio Normal com postura e modos adequados. O que inclui também o uso adequado do uniforme. 
20.1.  Independente do ambiente em que esteja - colégio ou rua - a postura é essencial, a partir do momento que você está usando o uniforme. 

Estando de acordo, nós, alunos da turma 4004, nos comprometemos a respeitar tais regras compostas pelo próprio grupo.  
Conhecimento Didático Pedagógico e Pratica Pedagógica de Iniciação à Pesquisa - Ensino Fundamental
Com profª Maristela. 
Rio de Janeiro, ___ de março de 2012. 

segunda-feira, 26 de março de 2012

POESIA - ESCOLA É...




Escola é ... 
O lugar que se faz amigos.
Não se trata só de prédios, salas, quadros,
Programas, horários, conceitos... 
Escola é sobretudo, gente
Gente que trabalha, que estuda 
Que alegra, se conhece, se estima. 
O Diretor é gente, 
O coordenador é gente, 
O professor é gente, 
O aluno é gente, 
Cada funcionário é gente.
E a escola será cada vez melhor 
Na medida em que cada um se comporte 
Como colega, amigo, irmão. 
Nada de “ilha cercada de gente por todos os lados” 
Nada de conviver com as pessoas e depois, 
Descobrir que não tem amizade a ninguém. 
Nada de ser como tijolo que forma a parede,
Indiferente, frio, só. 
Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar, 
É também criar laços de amizade,
É criar ambiente de camaradagem, 
É conviver, é se “amarrar nela”! 
Ora é lógico...  Numa escola assim vai ser fácil!
Estudar, trabalhar, crescer, 
Fazer amigos, educar-se, ser feliz.
 É por aqui que podemos começar a melhorar o mundo.

 (Paulo Freire)

segunda-feira, 19 de março de 2012

AULA COM OS GRUPOS 1 e 2 (07/03/12)

!º Dia de Aula em Grupo

No dia 07 de março foi o primeiro dia de aula em grupo com os alunos de ambos os grupos com a Professora Maristela.
Nos dois primeiros tempos a Professora passou uma atividade chamada em "NOME DA ARTE ... A ARTE NO NOME" onde os alunos  tinham que pegar uma folha de papel oficio, dobrá-la ao meio e escrever o seu nome. Após, recortar em volta do mesmo. Depois de recortar, abrir a folha. Assim, aparecerá uma forma e nela o aluno usará sua criatividade e imaginação para desenhar e colorir o que será a "sua marca".
A criatividade dos grupos foi bem grande. Todos os desenhos ficaram lindos! Depois, tínhamos que colar no caderno e ao lado da nossa marca, escrever uma lista de (três) "Direitos e Deveres" para viver no nosso país imaginário.
Essa atividade promoveu o trabalho com o nome, a possibilidade de desenvolver a criatividade, o espaço para discutir o que o grupo considera importante para a convivência do mesmo, assim como, perceber o quanto é enriquecedor estarmos convivendo com as diferenças e respeitá-las.

                                           "EM NOME DA ARTE... A ARTE NO NOME"









Após o recreio, os dois Grupos foram para a sala de projeto com o objetivo de arrumar  e organizar o material das crianças, que serão atendidas pelo grupo.
Cada um ficou com uma tarefa.Uns arrumaram os armários, jogando fora o que estava inutilizado, outros organizaram os brinquedos e viram se estavam faltando peças...
Para finalizar, fizemos uma lista de tudo o que estava faltando na sala para as crianças como: lápis de cor, canetinha, apontador, caneta para o quadro entre outros.

domingo, 18 de março de 2012

O QUE É CONTRATO PEDAGÓGICO?

Hoje falaremos um pouco sobre o:

CONTRATO PEDAGÓGICO

O que é o Contrato Pedagógico?
    Trata-se da relação professor/aluno/saber.
  O contrato didático é “o conjunto de comportamentos do professor que são esperados pelo aluno e o conjunto de comportamentos do aluno que são esperados pelo professor”. Nada mais do que “expectativas”, segundo Henry. Para ele o contrato é renovado e adaptado por intermédio de alguma forma de negociação. Os contratos didáticos sofrem influência dos contextos nos quais se estabelecem, já que a relação professor/aluno/saber sofre influência de fatores externos.
O contrato didático é um tipo de jogo no qual cada participante tem uma tarefa específica a executar e a não execução da tarefa, proposta a cada um, pode romper com o contrato.  (Niquini,1999).  Assim, percebe-se que o aluno é ator co-responsável pela construção do seu saber e, quando se empenha com responsabilidade alcança a maturidade e autonomia. Cada vez que na sala de aula vivenciamos o processo de ensinar e aprender, se instala um contrato – no qual o aluno vai construir seu conhecimento, mediado pelo professor.
Esse contrato Pedagógico envolve o aluno (sujeito da sua aprendizagem), o professor (mediador, importante lembrar que este mediador faz parte do processo, não é alguém que fica de fora observando e “deixando que de forma espontânea” o processo ocorra) e o conhecimento (não esquecer que ambos, professores e alunos têm uma bagagem de conhecimento). Esse acordo, esse Contrato Pedagógico é de responsabilidade de todos os contratantes. Por isso ele deve ser construído coma presença de todos os contratantes, o acordo é recíproco.
As ações do aluno no contrato:
Colaborar com o professor,
Sustentar as situações colocadas por ele,
Colaborar com os colegas,
Analisar e refletir sobre os conteúdos já adquiridos,
Responsabilizar-se pela construção do seu conhecimento.
Assumir que sua profissionalização se inicia ao entrar no IECD,
Entender que o perfil do profissional – hoje – passa pelas dimensões do Conhecimento, das Habilidades e das Atitudes.

¨      Conhecimento: é o saber. Conceitos, informações, teorias, fatos...
¨      Habilidade: é o saber fazer.  É a aplicabilidade do saber, uma relação entre a teoria e a prática.
¨  Atitudes: é o saber ser, o saber conviver.  Atitude profissional calcada em valores e na ética.Adotar posturas positivas,
Assumir com seriedade  o seu papel no contrato pedagógico,
Conquistar a maturidade pessoal e intelectual,
Exigir o cumprimento do contrato pedagógico,
Ocupar seu espaço e dar sugestões para o crescimento da turma,
Valorizar as iniciativas que visem incrementar o contrato  – aluno e professor.

AULA COM OS GRUPOS 3 e 4 (14/03/2012)


Dinâmica de sensibilização.
O país imaginário (trabalho das normas e regras construídas no grupo).

"Imagine que você descobriu um país onde ninguém tinha vivido antes e onde não havia leis".


Crie 3 direitos e 3 deveres essências para viver neste país. Antes crie sua "marca".

EM NOME DA ARTE
A ARTE DO NOME...

Material: Folha de papel ofício, canetinha, lápis de cor e tesoura.
• Dobre a folha ofício ao meio na vertical.
• Escreva seu nome.
• Corte contornando a "forma do nome"
- Sua marca.
Abra e aparecerá uma forma, você contruirá sua marca a partir desta forma.









3 Direitos:
• Direito à informação.
• Direito à liberdade de expressão.
Direito à saúde, educação, moradia, segurança, lazer, vestuário, alimentação e transporte.
 

3 Deveres:
• Respeitar os direitos socias de outras pessoas.
• Proteger a natureza.
• Cumprir as leis
.

sábado, 17 de março de 2012

EMOCIONÔMETRO - GRUPOS 3 e 4

ELABORAÇÃO E CONFECÇÃO DE EMOCIONÔMETRO



Esta atividade serve como um ponto para identificar os sentimentos atuais de cada aluno, bem como de sensibilizá-los para o respeito ao sentimento do grupo, e encontrar uma solução para possíveis dificuldades individuais ou do grupo. Além de incentivar o reconhecimento que os sentimentos são passíveis de mudança e que podemos ter o controle sobre os mesmos.

O EMOCIONÔMETRO (representado na imagem) foi confeccionado com algumas carinhas em um papel 40 kg. Pode-se observar que em 1º está o nome do aluno e logo a baixo econtra-se uma figura de uma carinha para identificar qual sentimento está representando o seu naquele exato momento: alegria, tristeza, normal, medo, raiva...

Nesta simples atividade é possível colocar em prática vários valores, tais como: respeito, companheirismo, solidariedade, amizade, tolerância e união.

quarta-feira, 14 de março de 2012

PROBLEMATIZAÇÃO

 Mediante as dificuldades enfrentadas pela escola de firmar convênios com escolas particulares do Ensino Fundamental para práticas de estágio, devido a dificuldades burocráticas de convênios da SEERJ com a SMERJ, devido também ao fato de que, a maioria dos alunos são menores de idade e por fim, o fato de que, por lei, qualquer estágio tem que ser coberto por um seguro de vida obrigatório; achamos por bem, criar uma alternativa de estágio, onde o estagiário poderá fazer a sua carga horária no próprio local de estudo, sendo que no contra-turno, sem nenhuma barreira das citadas acima. É importante citar que a criação desse projeto, irá beneficiar todos os alunos do 3º ano, em suas práticas pedagógicas e o professor também poderá acompanhar de perto todo o seu desenvolvimento, avaliando o seu desempenho quanto futuro profissional.

quarta-feira, 7 de março de 2012

PROJETO - OBJETIVO

Proporcionar ao futuro professor uma aprendizagem eficiente e vivências que aumente o seu conhecimento e estimule a prática pedagógica, através de um trabalho com propostas inovadoras e variadas, no auxílio das dificuldades da leitura e da escrita.

PROJETO - PROBLEMATIZAÇÃO

Mediante as dificulades enfrentadas pela escola de firmar convênios com escolas particuçares do Ensino Fundamental para práticas de estágio, devido a dificuldades...

PROJETO ANO 2012 - JUSTIFICATIVA

PROJETO
Construindo e reconstruindo a leitura e a escrita
Ano letivo 2012


O curso Formação de Professores, visa um desenvolvimento de alunos como pessoas nas suas múltiplas capacidades, isso implica uma atuação profissional que exige metodologia...